terça-feira, 29 de maio de 2012

Rede CAAS inicia preparativos para 3ª Semana do Bebê


Comitê executivo da Rede CAAS discute programação
da 3ª Semana do Bebê de Penápolis

O comitê executivo da Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) iniciou os preparativos para a realização da 3ª Semana do Bebê de Penápolis, que ocorre durante a terceira semana do mês de agosto. Com atividades descentralizadas, o evento tem como principal objetivo mobilizar e sensibilizar a população sobre a importância de se investir na Primeiríssima Infância, promovendo os estímulos e cuidados essenciais para o pleno desenvolvimento infantil, especificamente durante o período da gestação aos três anos de idade.
De acordo com os organizadores, que estiveram reunidos na tarde da última sexta-feira (25) na Prefeitura Municipal de Penápolis, a programação do evento contará com ações inéditas, além de repetir as atividades bem sucedidas durante os últimos anos de realização. “Pretendemos promover novamente durante a Semana as atividades que deram certo e que foram protagonizadas pela comunidade penapolense nesse processo de desenvolvimento comunitário”, afirmou Alexandre Gil de Mello, advogado e membro do comitê executivo. 
Para envolver comunidade e instituições, serão realizadas ações como o concurso de vitrines alusivas à Semana do Bebê, palestras, oficinas, mesas-redondas, apresentações artísticas e seminário científico. De acordo com a psicóloga Maria Inês Peters, secretária executiva da Rede CAAS, o tema central desta edição está em fase final de definição. "Estamos discutindo também algumas pequenas alterações na logomarca do evento", revelou. 
Segundo a psicóloga, a realização de um evento deste porte se justifica porque a primeira infância é a base para todas as aprendizagens humanas. "Pesquisas importantes apontam que a qualidade de vida de uma criança entre o nascimento e os três anos de idade pode determinar as contribuições que ela trará à sociedade quando adulta", ressaltou. "Se este período incluir suporte para o crescimento cognitivo, desenvolvimento da linguagem, habilidades motoras, adaptativas e socioemocionais, a criança terá uma vida escolar bem sucedida e relações sociais fortalecidas", acrescentou.
A Semana do Bebê de Penápolis tem inspiração no evento realizado em Canela, cidade do Rio Grande do Sul. As duas primeiras edições em Penápolis contaram com abertura e encerramento oficial no Cine Teatro Lúmine. As demais atividades foram realizadas principalmente em escolas da rede pública municipal e estadual, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Santa Casa de Penápolis e em empresas penapolenses. Cerca de cinco mil pessoas estiveram envolvidas nas atividades de cada edição do evento, conforme dados contabilizados pelos organizadores.

Projeto
O projeto social Rede CAAS foi iniciado em Penápolis em 2009 e desde então conta com o apoio técnico e financeiro da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), de São Paulo, que desenvolve o Programa Primeiríssima Infância com mais cinco municípios do interior paulista.
Através de convênio entre a Prefeitura Municipal de Penápolis, FMCSV e Associação Unidos pela Vida, a Rede CAAS articula a sociedade e as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças durante os três primeiros anos de vida.
O projeto social conscientiza e informa famílias a respeito dos melhores cuidados e estímulos infantis, além de capacitar profissionais ligados ao atendimento público de gestantes e crianças nesta faixa etária, considerada primordial para a formação cognitiva e psicossocial. 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Plano Municipal pela Primeira Infância


Veja abaixo as diretrizes do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). A Rede CAAS conta com o apoio da população de Penápolis (SP) para finalizar este documento que pretende garantir a melhoria da promoção do desenvolvimento infantil no município. 
Leia, discuta e opine! 
Envie seu e-mail com sugestões para redecaas@gmail.com
Saiba mais sobre a elaboração do PMPI clicando aqui.

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 Penápolis, São Paulo

Plano Municipal pela Primeira Infância
Diretrizes



GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

GARANTIR CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA OS ÓRGÃOS GESTORES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS (RH E INFRAESTRUTURA).

IMPLEMENTAR GRUPOS DE SUPERVISÃO E MONITORAMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.

FORTALECER OS CONSELHOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS, POR MEIO DA CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS E DE CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA ATUAÇÃO.

PROMOVER AÇÕES DE VISIBILIDADE DAS COMPETÊNCIAS DAS DIVERSAS POLÍTICAS, SENSIBILIZANDO OS EXECUTORES PARA A NECESSIDADE DO TRABALHO INTERSETORIAL.

REALIZAR PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DAS POLITICAS PÚBLICAS DE MANEIRA CONJUNTA COM O FIM DE GARANTIR O DESENVOLVIMENTO INFANTIL INTEGRAL.

IMPLEMENTAR PROTOCOLOS DE ATENDIMENTO DE GESTANTES E CRIANÇAS

DESENVOLVER INSTRUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DAS DEMANDAS, DE CONHECIMENTO DA REALIDADE.

DINAMIZAR O SISTEMA DE INFORMAÇÃO DOS SERVIÇOS, POR MEIO DE BANCO DE DADOS ARTICULADOS:

OTIMIZAR OS ESPAÇOS EXISTENTES E DINAMIZAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM GRUPOS:

ELABORAR UM PROJETO PILOTO INTERESETORIAL, POR TERRITÓRIO, COM O ENVOLVIMENTO DE TODOS OS ATIVOS

ESTRUTURAR UM GRUPO INTERSETORIAL COM REPRESENTANTES DAS POLÍTICAS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA ATUAR EM AÇÕES DE PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL INTEGRAL

BUSCAR E MANTER PARCERIAS NOS ÂMBITOS DA SAÚDE, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

ESTRUTURAR O SERVIÇO DE RECURSOS HUMANOS NO PODER PÚBLICO, COM FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS

FORTALECER OS ÓRGÃOS GESTORES PARA CAPACITAR E MONITORAR A REDE E OS CONSELHOS

REPENSAR AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES EDUCATIVAS

DISSEMINAR INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS E DEVERES JUNTO AOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

PROMOVER AÇÕES PREVENTIVAS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA;

INVESTIR NO PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DE VÍNCULO (SAÚDE/EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA)
  
CRIANÇAS COM SAÚDE

PROPOR REFLEXÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NAS AÇÕES DE PROMOÇÃO DE SAÚDE (FÍSICA E MENTAL)

PROMOVER ATENDIMENTO ÀS GESTANTES, DE FORMA INDIVIDUALIZADA, EM SAÚDE MENTAL, QUANDO NECESSÁRIO.

DESENVOLVER AÇÕES DE EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES

FORTALECER O SERVIÇO PREVENTIVO DE SAÚDE BUCAL DO BEBÊ

CAPACITAR PROFISSIONAIS DAS UNIDADES DE SAÚDE PARA DESENVOLVER ATIVIDADES NO ESPAÇO LÚDICO

REATIVAR O COMITÊ DE PERINATOLOGIA DA SANTA CASA

SENSIBILIZAR OS GRUPOS DE SERVIÇO PARA “ADOTAR” (EQUIPAMENTOS E MANUTENÇÃO ETC.) NOS CONSULTÓRIOS DE G.O. NAS UBS: xxx

IMPLEMENTAR ATIVIDADES DE CONSCIÊNCIA CORPORAL SEMANAL PARA GESTANTES


CRIAR UM GRUPO PARA BUSCAR A VIABILIZAÇÃO DO CAPS AD (ÁLCOOL E DROGAS) E CAPS I (INFANTIL):

REESTRUTURAR O PROGRAMA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR DO MUNICÍPIO

PROMOVER CURSO DE FORMAÇÃO DE DOULAS, TENDO EM VISTA A HUMANIZAÇÃO DO PARTO

IMPLEMENTAR UM NÚCLEO DE APOIO PERMANENTE EM SEXUALIDADE, ENVOLVENDO EDUCAÇÃO, SAÚD,  ASSISTÊNCIA SOCIAL E DST.

REALIZAR CAMPANHAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE BUCAL PARA A MÃE E O BEBÊ

GARANTIR ESTRUTURA ADEQUADA PARA REALIZAÇÃO E AGILIDADE DOS EXAMES NO PRÉ-NATAL

PROMOVER ARTICULAÇÃO ENTRE OS PREFEITOS DA REGIÃO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA UTI NEONATAL NO MUNICÍPIO DE PROMISSÃO. (HOSPITAL ESTADUAL)

REGULARIZAR A ATUAÇÃO DAS ENFERMEIRAS OBSTETRAS PARA ATUAREM NOS PARTOS DA SANTA CASA

GARANTIR ÀS GESTANTES O DIREITO AO ACOMPANHANTE NO PARTO

COMPOR, INTEGRALMENTE, A EQUIPE DO NASF (FONO-FISIO E EDUCADOR FÍSICO)

EDUCAÇÃO INFANTIL

CONTEMPLAR, NO PLANO DE CARREIRA DAS EDUCADORAS INFANTIS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, TEMPO PARA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

REVER O PLANO DE CARREIRA DAS EDUCADORAS INFANTIS, DE FORMA A INCLUI-LAS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (ESTATUTO DO MAGISTÉRIO)


AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO DAS ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA (FUNEPE) EM AÇÕES INTEGRADAS: UBS. CEIM (TERRITÓRIOS)

UTILIZAR AS PARADAS PEDAGÓGICAS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PARA INTEGRAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS INTERSETORIAIS

OPORTUNIZAR MOMENTOS EM REUNIÕES DE EQUIPE (EDUCAÇÃO INFANTIL) PARA DISCUSSÃO – REFLEXÃO DO TEMA “EDUCAÇÃO SEM PALMADA”

INCLUIR NO PLANO DE CARREIRA FÉRIAS COLETIVAS DAS EDUCADORAS INFANTIS

ASSISTÊNCIA SOCIAL A CRIANÇAS E FAMÍLIAS

IMPLEMENTAR O NÚMERO DE UNIDADES DO CRAS, CONFORME O NÚMERO DE HABITANTES (DE ACORDO COM QUE PREVÊ O SUAS)

ESTRUTURAR, DE MANEIRA ADEQUADA, AS UNIDADES DO CRAS E CREAS COM RECURSOS HUMANOS, EQUIPAMENTOS, ESPAÇO FÍSICO.

FORTALECER A INFRAESTRUTURA PARA O CADÚNICO (CADASTRO ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL)

REALIZAR AÇÕES INTERSETORIAIS COM AS FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DAS CONDICIONALIDADES)

EFETIVAR A POLÍTICA DO SUAS NO MUNICÍPIO

DISSEMINAR PARA GESTORES E PROFISSIONAIS A POLÍTICA DO SUAS, ATRAVÉS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

POTENCIALIZAR O PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DO VÍNCULO

CONSELHO TUTELAR

DAR VISIBILIDADE À POPULAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DO CONSELHO TUTELAR

CRIAR MECANISMOS DE “PRESTAÇÃO DE CONTAS” DAS AÇÕES DO CONSELHO TUTELAR


GARANTIR EM LEI A EXIGÊNCIA DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ADEQUADA PARA PLEITEAR O CARGO DE CONSELHEIRO

GARANTIR EM LEI A EXIGÊNCIA DE FORMAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR DOS CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR

ADOTAR MECANISMOS DE REFERÊNCIA E CONTRAREFERÊNCIA NOS ATENDIMENMETOS DO CONSELHO TUTELAR

GARANTIR O SIGILO PESSOAL E A ÉTICA NOS ATENDIMENTOS DO CONSELHO TUTELAR
  
SOCIEDADE CIVIL

PROMOVER MAIOR INTEGRAÇÃO DAS ONGS LOCAIS COM A REDE DE PROTEÇÃO DA CRIANÇA

INFORMAR E SENSIBILIZAR OS EMPRESÁRIOS PARA INVESTIMENTOS NA PRIMEIRA INFÂNCIA

REALIZAR MANHÃ DA FAMÍLIA COM A PARTICIPAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS, NOS BAIRROS, COM ENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS E CLUBES DE SERVIÇOS

PLANEJAR E REALIZAR 2 AÇÕES ANUAIS EM CONJUNTO COM CEIM/UBS/ODONTO TEMAS DE TRABALHO EM COMUM

ESTRUTURAR GRUPO DE ESTUDO SOBRE DESENVOLVIMENTO INFANTIL (REEDIÇÃO PERMANENTE)

ELEGER CRITÉRIOS DE QUALIDADE PARA OS SERVIÇOS SÓCIO-ASSISTENCIAIS

PROMOVER ENCONTROS DOS PARCEIROS (3 SETORES) PARA TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E MOBILIZAÇÃO DE NOVAS PARCERIAS

REUNIR OS CONTADORES PARA SENSIBILIZÁ-LOS E TAMBÉM IDENTIFICAR POTENCIAIS DOADORES DE IMPOSTO DE RENDA

SENSIBILIZAR O LEGISLATIVO PARA DIRECIONAMENTO DE RECURSOS PARA PROJETOS DA PRIMEIRA INFÂNCIA

DESPERTAR O INTERESSE DO LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO NAS CAUSAS DA PRIMEIRA INFÂNCIA

BUSCAR ATIVOS NA COMUNIDADE PARA REALIZAR TRABALHOS VOLUNTÁRIOS (SAÚDE, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL).

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 Realização


Apoio
 
www.fmcsv.org.br

sábado, 19 de maio de 2012

Artigo: O Nosso silêncio pode custar uma vida!

Confira abaixo o artigo de Alexandre Gil de Mello, publicado no Jornal Interior, de Penápolis (SP), na última sexta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes. 

Clique na imagem para ampliar.


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Mães de Primeiríssima, “Sem Enfeite Nenhum”



“A mãe era desse jeito: só ia em missa das cinco, por causa de os gatos no escuro serem pardos.... Sofria palpitação e tonteira, lembro dela caindo na beira do tanque, o vulto dobrado em arco, gente afobada em volta, cheiro de alcanfor... Era a mulher mais difícil a mãe. Difícil, assim, de ser agradada. Gostava que eu tirasse só dez e primeiro lugar. Pra essas coisas não poupava, era pasta de primeira, caixa com doze lápis e uniforme mandado plissar. Acho mesmo que meia razão ela teve no caso do relógio, luxo bobo, pra quem só tinha um vestido de sair”... Adélia Prado

O segundo domingo de maio, é data especial, principalmente para lembrarmos as inúmeras expectativas que recaem sobre as mulheres, as mães.
Têm de ser gentil, têm de ser amorosa, têm de ser feminina, têm de ser perfumada, têm de... quantas regras e tarefas a serem cumpridas...
Além de tudo isso, ainda têm de acreditar que um dia, apenas um dia é suficiente para a homenagem.
Para Adélia Prado, premiada poetisa mineira, a mãe é real e, ainda assim, desejada e lembrada. Envolta em papel de seda como a proteger sua imagem ela a descreve, sem enfeite nenhum, mas com a concretude, a importância e a certeza incontestável de ter, para sempre, seu registro n’alma.
As ciências sociais nos apresentam o papel de mãe como algo a ser construído no tempo de convivência, razão pela qual, as mães que não deram à luz são tão definitivas quanto às demais. Sentimentos contraditórios, distanciamento afetivo ou dificuldades em demonstrar sentimentos também estão presentes nas relações entre a mãe e sua prole.
Não tem sido diferente com as mães que recebemos no Projeto “Crianças Amadas, Adultos Seguros”. As mães atendidas são mulheres que trabalham, mulheres que “desmaiam”, mulheres que sonham ver seus filhos brilhando ou têm apenas um vestido de sair.
Todas tiveram mães e um sem número delas também desejou ser melhor acolhida, ser olhada, ser cuidada. Um sem número delas também precisou de peito, de colo e de limites. Um sem número delas foi abandonada, castigada, desprezada. Um sem número delas também sonhou, brincou de bonecas, nem sempre uma Barbie, mas a que era possível ter (de sabugo de milho ou de plástico comum). E, hoje, temos o desejo de que elas deem aos seus bebês o que nunca receberam, o que não conheceram, o que não lhes foi ensinado pelo exemplo.
Essas são as mulheres que queremos lembrar neste Dia das Mães: as mulheres que se tornam mães e que, aceitam serem orientadas, enfrentam os desafios da realidade inóspita e se reconhecem acolhidas quando alguém lhes diz “ouça as batidas do coraçãozinho do seu bebê”, “cuide para que a água esteja morna quando for dar banho no bebê”, “ofereça o peito ao seu bebê sempre que ele quiser, pois o leite materno é a melhor forma de alimentar, proteger e amar o seu bebê”. Essas mulheres que chegam à maternidade, cheias de medos e, ao serem acolhidas pelos profissionais e pelo acompanhante (nem sempre o pai da criança) aprendem que é possível superar o medo da dor do parto e a transformar sua experiência que, no futuro, será narrada como “um herói narra uma batalha”. Essas mulheres são orientadas a dar o peito ao bebê na primeira hora de vida, pois “enquanto a criança mama está em contato íntimo com o colo de sua mãe, sente seu cheiro, seu calor, olha nos olhos, ouve sua voz e a batida do seu coração. E a mãe está ali, quase num só corpo, dando o peito, o carinho, conversando, acariciando, cantando e mantendo seu filho junto dela, fortalecendo os novos laços que os manterão unidos. E ai se fortalece o coração por toda a vida”.
Essa mulher também precisa de apoio para superar o cansaço físico, a insegurança, para dividir as novas responsabilidades sobre o filho que não é só dela. A presença, a participação e o envolvimento do pai, familiares e de pessoas próximas são de fundamental importância para obter sucesso nesse período.
“A mãe que carrega seu filho no útero por 9 meses, no colo por 2 anos e no coração por toda a vida” é a mãe que queremos ver na nossa sociedade. Que seus filhos tenham oportunidade para se desenvolverem integralmente e crescerem mais seguros, tornando-se adolescentes saudáveis e adultos comprometidos com a qualidade de vida.
O empenho de mulheres que se comprometem no aprendizado do papel de mães deve ser reconhecido e valorizado como um patrimônio social. É nisso que acreditamos!

Claudia Carmona Slavez - Nutricionista do Banco de Leite Humano da Santa Casa de Penápolis. Aluna do curso de Especialização em Promoção do Desenvolvimento Infantil da Escola de Enfermagem da USP.
Maria Inês de O. Peters – Psicóloga, Secretaria Executiva da Rede “Crianças amadas, Adultos Seguros”. Aluna do curso de Especialização em Promoção do Desenvolvimento Infantil da Escola de Enfermagem da USP.

Artigo publicado no jornal Diário de Penápolis em 13 de maio de 2012.




sexta-feira, 11 de maio de 2012

Você sabe o que é puericultura?

Pois é isso mesmo. Numa noite dessas lembrei-me desta palavra. Como não tenho ouvido muito falar dela, fiquei com dúvidas se os pais saberiam do que se trata.
Puericultura vem do latim pueris, criança. E quer dizer “cuidar da criança”. Trata-se de uma área da Pediatria extremamente nobre que preocupa-se com os cuidados integrais da criança, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento sadio de modo abrangente: físico, intelectual e psico-social. Não se restringe à nutrição ou outras atenções isoladas, mas sim integradas, havendo um caráter maior de prevenção e de promoção da saúde.
 
Lembro-me de minha formação pediátrica inicial em que em nosso ambulatório havia uma pequena cozinha onde nos era ensinado desde a escolha dos alimentos até como cozinhá-los. Depois de algumas semanas nos tornávamos “maitres” em comidas para crianças nas várias faixas etárias. E os nossos professores, quem eram? Os próprios pediatras mais experientes.
 
Fiquei também pensando se a Puericultura vem sendo praticada pelos profissionais e se tem sido do interesse das famílias. Aprender a fazer uma papinha para seu bebê, ou como aquecer a mamadeira, os cuidados higiênicos com seus utensílios, o uso das rotinas que facilitarão a adaptação da criança e tantos outros detalhes do que acontece no dia a dia são novidades para os pais e alguém precisa orientá-los. Embora pareçam atividades simples, continuam necessárias e é preciso aprender. Ao realizá-las, isto trará um conforto e uma gratificação aos pais.
 
Felizmente vejo um incentivo dos pediatras na direção de resgatarem estes cuidados. A Puericultura certamente voltará a ocupar um lugar de destaque nas consultas e orientações e nesse sentido começa a ser cada vez mais enfatizada.  Prevenir será um importante objetivo; quanto menos recursos for gasto para tratar de doenças, mais restará para investimento em benefícios sociais.
 
Dr. Saul é professor livre-docente de neurologia infantil, consultor do programa de desenvolvimento infantil da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, diretor do Instituto de Desenvolvimento Integrado (INDI) e neuropediatra.
 
Fonte: http://revistapaisefilhos.com.br/saude/com-a-palavra-o-especialista/puericultura

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Rede CAAS grava 1º Programa Primeiríssima Infância na Rádio Difusora de Penápolis

Representantes da equipe da Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) de Penápolis gravaram na manhã da última quarta-feira, 9, a primeira edição do Programa Primeiríssima Infância, que será veiculado na Rádio Difusora de Penápolis (AM 820 MHz) aos sábados, 9h. 
Participaram do programa a psicóloga e secretária executiva da Rede CAAS, Maria Inês Peters, e o advogado Alexandre Gil de Mello. O programa tem por objetivo divulgar as ações do projeto social penapolense e conscientizar a população acerca dos melhores e cuidados e estímulos com as crianças com idade entre 0 e 3 anos de idade. 
Sintonize o seu rádio e não perca a estreia do Programa Primeiríssima Infância!
Maria Inês Peters, Jefferson Brandão e Alexandre Gil de Mello
Rede CAAS
O projeto social "Crianças Amadas, Adultos Seguros" foi iniciado em Penápolis em 2009 e desde então conta com o apoio técnico e financeiro da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), de São Paulo, que desenvolve o Programa Primeiríssima Infância com mais cinco municípios do interior paulista.
Através de convênio entre a Prefeitura Municipal de Penápolis, FMCSV e Associação Unidos pela Vida, a Rede CAAS articula a sociedade e as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças durante os três primeiros anos de vida.
A rede conscientiza e informa famílias a respeito dos melhores cuidados e estímulos infantis, além de capacitar profissionais ligados ao atendimento público de gestantes e crianças nesta faixa etária, considerada primordial para a formação cognitiva e psicossocial.