segunda-feira, 30 de julho de 2012

Rede CAAS

O projeto social “Crianças Amadas, Adultos Seguros” foi iniciado em Penápolis em 2009 e desde então conta com o apoio técnico e financeiro da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), de São Paulo, que desenvolve o Programa Primeiríssima Infância com mais cinco municípios do interior paulista.

O projeto 
Articulando os três setores da sociedade, o projeto social é administrado através de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Penápolis a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, de São Paulo. Formada por um comitê estratégico e um comitê executivo, a Rede CAAS reúne profissionais liberais e representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, além de parceiros do comércio local, incluindo a imprensa, os clubes de serviços e as entidades sociais. 
Em sua atuação, o projeto trabalha a mobilização e conscientização da população em relação à importância dos cuidados e estímulos para com a primeira infância, além da capacitação de profissionais da rede pública municipal de saúde, assistência social e educação infantil. 
Entre os eventos promovidos em Penápolis pela Rede CAAS estão a 1ª e 2ª Semana do Bebê e a 1ª. Engatinhata. O primeiro evento é composto por atividades descentralizadas, isto é, ocorrem em espaços públicos, unidades de saúde e escolas. A população é envolvida durante a Semana do Bebê gratuitamente por meio de oficinas, seminário científico, palestras, mesas-redondas, concurso de vitrines e apresentações artísticas. Já a primeira edição do evento Engatinhata, que ocorreu em abril deste ano, teve por objetivo esclarecer que o ato de engatinhar é benéfico para o desenvolvimento integral do bebê, conscientizando pais e cuidadores que o uso do andador deve ser moderado. 
Campanhas de conscientização também foram desenvolvidas pela rede como estratégia para levar mensagens importantes para o grande público. A Campanha de Amamentação e a Campanha Me Pega no Colo foram amplamente divulgadas, incluindo outdoors, anúncios em jornais, rádio, TV e redes sociais da internet. 

Primeiríssima Infância: o conceito da marca


Primeiríssima Infância: registro do projeto em Penápolis (SP)


Supercérebro


Este vídeo de animação dura apenas três minutos, mas traz informações que valem por toda uma vida. Produzido pelo Center on the Developing Child (CDC) da Universidade de Harvard, tem o objetivo de explicar como as experiências na Primeira Infância podem afetar a formação do cérebro da criança.O vídeo é rápido, fácil de compreender e vai diretamente ao ponto.


Contato
Associação Unidos Pela Vida 
(18) 3652 9872
redecaas@gmail.com

Coordenação do Projeto
Maria Inês Peters
Secretária Executiva
mi.peters@bol.com.br

Assessoria de Comunicação
Latina • Comunicação & Marketing
Lucas de Oliveira Souza
lucas@latinaagencia.com.br

Geso B. de Souza Jr.
gesojunior@bol.com.br


domingo, 29 de julho de 2012

Centros de parto normal


Humanizar e melhorar a assistência à gravidez, ao parto e ao pós-parto. Esses são os principais objetivos dos Centros de Parto Normal (CPN), criados em 1999, pelo Ministério da Saúde para atender parturientes e recém-nascidos de baixo risco. Além disso, a iniciativa pretende reduzir cada vez mais a taxa de mortalidade materna – que apresentou queda de aproximadamente 50% entre 1990 e 2007, segundo o Ministério da Saúde – e as ocorrências de cesarianas.  De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2009 as cirurgias cesarianas representaram 34% dos partos realizados pelo sistema de saúde pública.
Anne Sobotta/Ventre Materno
1° Centro de Parto Normal da Rede Cegonha - Mansão do Caminho, em Salvador/BA
Ampliar
  • 1° Centro de Parto Normal da Rede Cegonha - Mansão do Caminho, em Salvador/BA
Segundo o Ministério da Saúde, atualmente o Brasil possui 25 centros e cada unidade tem capacidade para realizar, em média, 100 partos por mês. O diferencial desses locais é a ambientação que procura oferecer bem-estar e tranquilidade às gestantes. Ali, são elas que escolhem a melhor maneira para dar à luz, sempre de forma natural, sem uso de medicamentos e com a presença dos acompanhantes de sua preferência.
Para aumentar o relaxamento e ajudar a aliviar a dor durante o trabalho de parto são utilizados recursos como banhos de banheira e chuveiro, massagens e caminhadas. É importante destacar que os CPNs não realizam partos de gestantes de alto risco ou que apresentem pressão alta, doenças cardíacas, diabetes e gravidez de gêmeos, por exemplo.
As unidades têm como prioridade a humanização no atendimento, por isso as equipes desenvolvem relações de afetividade com as gestantes e suas famílias. Em geral, os CPNs são liderados por enfermeiras-obstetras, que conduzem o trabalho de parto e são capacitadas para identificar alterações que possam acontecer durante o trabalho de parto e agir conforme a necessidade. Estas equipes podem ter o apoio de médicos obstetras e neonatologistas para os casos que precisarão de intervenções.
Os centros também possuem uma série de equipamentos para monitoramento do trabalho de parto e assistência à mulher e ao recém-nascido. No entanto, se houver qualquer complicação, como descolamento prematuro da placenta ou diminuição dos batimentos cardíacos do bebê, a mãe é encaminhada imediatamente para a maternidade parceira. Para isso, todos os CPNs possuem ambulância e motorista e, quando não funcionam no mesmo terreno, ficam a, no máximo, uma hora de distância do hospital de referência, conforme a legislação que regulamenta o serviço.
Fonte: www.brasil.gov.br

Pré-natal diminui riscos na hora do parto


O acompanhamento pré-natal é essencial para garantir uma gestação saudável e um parto seguro e também para esclarecer as dúvidas das futuras mães. Com o objetivo de melhorar o acesso, a cobertura e a qualidade desse atendimento, o Ministério da Saúde lançou, em 2000, o Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento (PHPN). Ele incentiva as gestantes a buscarem o Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelece que sejam realizadas, no mínimo, seis consultas: uma no primeiro trimestre de gravidez, duas no segundo e três no terceiro. Em todas elas, o médico deve medir a pressão arterial, o tamanho da barriga e o peso da futura mãe e também escutar o coração do bebê.
FAMERP/Radiologia DiagnósticaNo terceiro trimestre de gravidez, o ultrassom já dá uma visão clara da anatomia e auxilia decisões sobre os procedimentos durante o partoAmpliar
  • No terceiro trimestre de gravidez, o ultrassom já dá uma visão clara da anatomia e auxilia decisões sobre os procedimentos durante o parto
"O pré-natal diminui os riscos de complicações e mantém o bem-estar da mãe e do feto", afirma a ginecologista Carolina Ambrogini, coordenadora do Projeto Afrodite de Sexualidade Feminina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Com as consultas e exames, é possível identificar problemas como hipertensão, anemia, infecção urinária e doenças como a Aids e a sífilis, que podem prejudicar a gravidez e a formação do bebê.
Além disso, durante esse acompanhamento, a gestante recebe informações sobre cuidados importantes, como aleitamento materno, alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Com relação aos exames, o indicado para uma gravidez sem complicações são os testes de sangue, glicemia, urina, sorologia anti-HIV (que identifica presença do vírus da Aids), sífilis, hepatites B e C,  toxoplasmose, rubéola e estreptococo. Durante o pré-natal, o médico também pode indicar a necessidade de a grávida tomar vacinas contra hepatite, gripe e dT (dupla adulto contra difteria e tétano) e realizar exames de sangue para verificar os níveis dos hormônios da tireoide, que regulam o organismo da mãe e o desenvolvimento do feto.
Este ano, o Governo lançou uma novidade importante para as gestantes: o programa Rede Cegonha, que será ligado ao SUS e irá disponibilizar vale-transporte para que elas compareçam às consultas do pré-natal e realizem os exames essenciais. Quem fizer o acompanhamento completo receberá também um vale-táxi para ir à maternidade. O programa ainda irá oferecer novos exames, como o teste rápido de gravidez e sífilis e a ampliação do número de ultrassonografias – atualmente, o SUS paga cerca de 10% dos exames e passará a pagar 100%. Para gestações de alto risco, o Rede Cegonha também prevê novos exames, como a cardiotocografia, que avalia a frequência cardíaca do bebê, e eletrocardiograma, que detecta alterações cardíacas da grávida.
A meta do Governo é levar as ações inseridas na Rede Cegonha a todo o país até 2014. O cronograma de implantação priorizará as regiões com os mais altos índices de mortalidade materna e infantil e as de maior concentração de gestantes.
Fonte: www.brasil.gov.br

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Primeiríssima Infância de Penápolis presente nos Jogos Regionais


Faixa do projeto no ginásio de esportes



Solonei Rocha, atleta de Primeiríssima
Oito mil pessoas prestigiaram na noite de sexta-feira, 20, no estádio municipal Tenente Carriço, a abertura oficial do 56º Jogos Regionais da 6ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. O evento reuniu mais de 7 mil atletas de 55 cidades, na disputa de 22 modalidades. 

A festa, que encheu os olhos do público, começou às 19h com a apresentação da Banda Tribos. Logo em seguida aconteceu a composição da mesa, que teve o prefeito João Luis dos Santos; a primeira-dama Renata Buranello; o deputado estadual Marcos Martins; o coordenador da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, professor Mário César Bortoluzzo; o Chefe do Comitê Dirigente, professor Wanderley Pintão Bellinatti; o Chefe do Comitê Organizador, professor Roberto Carlos Calez e o Capitão PM Carlos Fernando Frasca Filho. 

Para recepcionar as autoridades aconteceu a apresentação especial do músico Walter Armstrong. Depois desfilaram os representantes de todas as cidades inscritas, conduzidos pelos atiradores do TG 02-027. Coube ao Grupo de Batucada da EMEF Harume Kubota da Silva, dar as boas-vindas aos visitantes. 

A penapolense Sabrina Sato e o humorista Christian Pior, ambos do Programa Pânico na TV, da Rede Bandeirantes, provocaram grande euforia entre os atletas e o público presente quando subiram ao palco para participar da abertura. Os dois demonstraram muita simpatia e deram um brilho todo especial ao evento. Ato seguinte foi o hasteamento das Bandeiras Nacional, Estadual e Municipal. A Guarda de Honra do TG conduziu os pavilhões até o local a elas destinado. 

Momento de grande emoção foi a entrada do fogo simbólico. A tocha foi conduzida pelos atletas Luiz Carlos Moreira (judoca), Isaac Paiva (atleta de jiu-jitsu), Perez (jogador de futebol), Ricardo Caputo (jogador de futsal) e Amanda Martins (jogadora de vôlei) que a entregou ao maratonista Solonei Rocha, que até a pira olímpica foi acompanhado por seus ex-companheiros de trabalho no DAEP (Departamento Autônomo de Água e Esgoto). Assim que a pira foi acesa fogos de artifício iluminaram o céu e uma chuva de papel picado valorizou o importante ato. 

Na seqüência o judoca da Seleção Brasileira, Breno Renan Alves fez a leitura do Juramento do Atleta. O prefeito João Luis dos Santos, na qualidade de anfitrião, deu aos boas-vindas aos visitantes e desejou à todos feliz estadia em nossa cidade. Já o professor Mário César Bortoluzzo fez a declaração oficial de abertura da competição. Já no fim da programação, o Núcleo Municipal de Teatro apresentou o espetáculo Enom. Seguiu-se um espetacular show pirotécnico e para fechar a noite com chave de ouro a Banda Caipiroska não deixou ninguém parado, já que empolgou as milhares de pessoas com músicas que agradam jovens e adultos.

sábado, 21 de julho de 2012

Primeiríssima Infância: confira a criação da marca

O vídeo apresenta o processo de criação e desenvolvimento da marca Primeiríssima Infância. Concebida pela agência Setor 2 1/2, ela é a nova identidade do programa da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que atua junto a municípios, entre eles Penápolis - com a Rede CAAS, para disseminação de conhecimento sobre o desenvolvimento de crianças até os 3 anos de idade.

Com caráter lúdico, o foco do programa é representado por um dado no qual todas as faces têm seis pontos, para mostrar que o investimento na primeira infância não é somente um lance de sorte, se for feito de forma adequada, proporciona sempre os melhores resultados para o desenvolvimento da criança. 
O dado que simboliza o conceito do programa foi criado com três pontos coloridos (verde, amarelo e vermelho), que representam os três primeiros anos de vida, quando 70% das conexões cerebrais são estabelecidas e a criança constrói a arquitetura cerebral que lhe permitirá aprender, se relacionar, se movimentar, ter emoções e uma vida de qualidade. 
As cores escolhidas remetem a um semáforo, em que o vermelho significa “Pare”, para chamar a atenção das pessoas para a Primeira Infância; o amarelo representa a palavra “Entenda”, a fim de convidar as pessoas a saberem mais sobre essa questão tão fundamental para o desenvolvimento do ser humano e suas influências no futuro; e o verde, “Promova”, para que o conhecimento e atitudes para melhorar a qualidade da primeira infância sejam adotados e disseminados. Dessa forma, os públicos atingidos pela comunicação do programa são sensibilizados para a causa de uma forma leve e motivadora.
Mais informações no site da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, clique aqui


domingo, 15 de julho de 2012

Confira o vídeo Primeiríssima Infância de Penápolis


A Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) lança o vídeo institucional Primeiríssima Infância de Penápolis. A filmagem registra a atuação da Rede CAAS no município, cujo objetivo é a promoção do desenvolvimento infantil, com enfoque no período da gestação até os três anos de idade. 
Para a psicóloga e secretária executiva do projeto social, Maria Inês Peters, o vídeo institucional foi produzido para registrar os avanços de Penápolis em relação à promoção do desenvolvimento infantil e à gestão intersetorial de políticas públicas em prol de gestantes e crianças. “Penápolis é um dos poucos municípios do interior paulista que conta com essa articulação intersetorial para melhorar os serviços públicos de atendimento a gestantes e bebês, humanizando os cuidados e esclarecendo a comunidade sobre os melhores estímulos nessa fase”, comentou. 


O projeto 
Articulando os três setores da sociedade, o projeto social é administrado através de um convênio entre a PMP e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, de São Paulo. Formada por um comitê estratégico e um comitê executivo, a Rede CAAS reúne profissionais liberais e representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, além de parceiros do comércio local, incluindo a imprensa, os clubes de serviços e as entidades sociais. 
Em sua atuação, o projeto trabalha a mobilização e conscientização da população em relação à importância dos cuidados e estímulos para com a primeira infância, além da capacitação de profissionais da rede pública municipal de saúde, assistência social e educação infantil. 
Entre os eventos promovidos em Penápolis pela Rede CAAS estão a 1ª e 2ª Semana do Bebê e a 1ª. Engatinhata. O primeiro evento é composto por atividades descentralizadas, isto é, ocorrem em espaços públicos, unidades de saúde e escolas. A população é envolvida durante a Semana do Bebê gratuitamente por meio de oficinas, seminário científico, palestras, mesas-redondas, concurso de vitrines e apresentações artísticas. Já a primeira edição do evento Engatinhata, que ocorreu em abril deste ano, teve por objetivo esclarecer que o ato de engatinhar é benéfico para o desenvolvimento integral do bebê, conscientizando pais e cuidadores que o uso do andador deve ser moderado. 
Campanhas de conscientização também foram desenvolvidas pela rede como estratégia para levar mensagens importantes para o grande público. A Campanha de Amamentação e a Campanha Me Pega no Colo foram amplamente divulgadas, incluindo outdoors, anúncios em jornais, rádio, TV e redes sociais da internet. 



Histórico 
O projeto social “Crianças Amadas, Adultos Seguros” foi iniciado em Penápolis em 2009 e desde então conta com o apoio técnico e financeiro da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), de São Paulo, que desenvolve o Programa Primeiríssima Infância com mais cinco municípios do interior paulista.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Rede CAAS entrega computadores para Secretaria de Assistência Social


A Rede CAAS – Crianças Amadas, Adultos Seguros – entregou dois computadores para a Secretaria Municipal de Assistência Social. Outros onze equipamentos serão entregues às Secretarias de Educação e Saúde. O objetivo da rede é informatizar as unidades para criar um banco de dados sobre o atendimento de gestantes e crianças até três anos. 
A secretária de assistência social Aparecida Roeda Garcia Zambrozi ressaltou a importância dessa doação e agradeceu a parceria com a Rede CAAS. “Os computadores são indispensáveis para o cadastro das famílias atendidas na secretaria e os resultados serão a agilidade e facilidade no atendimento”, acrescenta a secretária.
Com as informações desse banco de dados, será possível o acessar dados das famílias e traçar uma política de atendimento intersetorial (assistência social, educação e saúde) para otimizar os recursos do município. De acordo com a secretária executiva da Rede CAAS Maria Inês Peters, o próximo passo será a integração dos sistemas de saúde, assistência social e educação. “A implantação de um sistema integrado é bastante complexa e exige tempo e capacitação dos envolvidos”, completa Inês.
O projeto social Rede CAAS iniciou em 2009 em Penápolis e desde então conta com o apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Penápolis. A rede trabalha com a conscientização da população sobre os cuidados com a primeira infância e com a capacitação dos profissionais da rede pública de saúde, educação e assistência social.
Colaboração: Natália Rocha - SASC - Penápolis
Publicado pela Secom-PMP

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Fortalecendo parcerias: encontro com desembargador do TJ-SP


Maria Inês Peters, Dr. Antônio Carlos Malheiros e Alexandre Gil de Mello


O advogado Alexandre Gil de Mello e a psicóloga Maria Inês Peters, representantes da Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) de Penápolis, tiveram um encontro com o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), Dr. Antônio Carlos Malheiros, no dia 1º de junho, em seu gabinete, na capital paulista.
Na ocasião, os penapolenses apresentaram o projeto desenvolvido pela Rede CAAS em Penápolis. “Apresentamos nosso projeto por meio de fotos e vídeos, tendo em vista a importância do Poder Judiciário na garantia dos direitos da primeiríssima infância”, afirmou Gil. “O objetivo era de que ele pudesse conhecer nosso trabalho e contribuir com apoio institucional às nossas ações”, acrescentou.
A psicóloga comenta que foram muito bem recebidos no gabinete do Dr. Malheiros. “Durante aproximadamente uma hora fizemos a apresentação. Ele ficou bem impressionado com o trabalho, destacando nossa capacidade de mobilizar e agregar tantos parceiros”, revelou. “Comprometeu-se em contribuir com o que for necessário, sobretudo, incentivando os juízes da infância e juventude do Estado de São Paulo a conhecerem melhor o programa”, completou. 
Ao final do encontro, conforme Gil, um convite foi feito para o desembargador para que ele venha participar de uma mesa redonda sobre os Direitos da Primeira Infância durante a 3ª Semana do Bebê de Penápolis, que ocorrerá na terceira semana de agosto.

Perfil
O desembargador Dr. Antônio Carlos Malheiros é também professor de Direitos Humanos, da PUC/SP, Presidente da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, Presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo e Presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público "Viva e Deixe Viver".

O projeto
Articulando os três setores da sociedade, o projeto social Rede CAAS é administrado através de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Penápolis e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, de São Paulo. Formada por um comitê estratégico e um comitê executivo, a Rede CAAS reúne profissionais liberais e representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, além de parceiros do comércio local, incluindo a imprensa, os clubes de serviços e as entidades sociais.
Durante sua atuação, o projeto trabalhou a mobilização e conscientização da população em relação à importância dos cuidados e estímulos para com a primeira infância, além da capacitação de profissionais da rede pública municipal de saúde, assistência social e educação infantil.
Entre os eventos promovidos em Penápolis pela Rede CAAS estão a 1ª. e 2ª. Semana do Bebê e a 1ª. Engatinhata. O primeiro evento é composto por atividades descentralizadas, isto é, ocorrem em espaços públicos, unidades de saúde e escolas. A população é envolvida durante a Semana do Bebê gratuitamente por meio de oficinas, seminário científico, palestras, mesas-redondas, concurso de vitrines e apresentações artísticas.
Já a primeira edição do evento Engatinhata, que ocorreu em abril deste ano, teve por objetivo esclarecer que o ato de engatinhar é benéfico para o desenvolvimento integral do bebê, conscientizando pais e cuidadores que o uso do andador deve ser moderado.
Campanhas de conscientização também foram desenvolvidas pela rede como estratégia para levar mensagens importantes para o grande público. A Campanha de Amamentação e a Campanha Me Pega no Colo foram amplamente divulgadas, incluindo outdoors, anúncios em jornais, rádio, TV e redes sociais da internet. Atualmente, a Rede CAAS veicula nas manhãs de sábado o programa Primeiríssima Infância na Rádio Difusora (820 AM) de Penápolis. 

Histórico
O projeto social “Crianças Amadas, Adultos Seguros” foi iniciado em Penápolis em 2009 e desde então conta com o apoio técnico e financeiro da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), de São Paulo, que desenvolve o Programa Primeiríssima Infância com mais cinco municípios do interior paulista.