segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Rede CAAS entrega primeiro exemplar de cartilha à administração municipal

Reprodução da capa da cartilha
A Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) de Penápolis, representada pela secretária executiva Maria Inês Peters e por membros dos Comitês Técnico e Estratégico, entregou um exemplar da Cartilha de Boas Práticas em Promoção do Desenvolvimento Infantil ao prefeito João Luís dos Santos na manhã do dia 27 de dezembro de 2012, no Paço Municipal.
A produção desse material é uma das ações do projeto Ano II do Programa Primeiríssima Infância de Penápolis, desenvolvido pela Rede CAAS, e está sendo totalmente custeada pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), de São Paulo. O material traz contribuições de vários membros da Rede CAAS e é ilustrado pelos designers penapolenses Samuel Ribeiro e Fábio Borges, conhecidos como Sami e Bill.
A entrega do “boneco” ao prefeito selou a parceria exitosa de quatro anos, período em que foram investidos mais de 500 mil reais no município em capacitações, sensibilização da comunidade, eventos e aquisição de equipamentos para os espaços lúdicos  e informatização de unidades de atendimento às gestantes e crianças de 0 a 3 anos de idade. A Prefeitura, em contrapartida, disponibilizou seus colaboradores e equipamentos para realização das ações.
Prefeito João Luís e Maria Inês Peters
Manter acessível aos profissionais que atuam junto às gestantes, suas famílias e crianças até 3 anos, os conceitos trazidos pelo Programa Primeiríssima Infância é um dos objetivos da cartilha. “Registramos ações em curso no município, bem como destacamos o “olhar ampliado” para o atendimento, reconhecendo a relevância do vínculo afetivo entre as mães/famílias e seus bebês, permitindo a valorização da atitude do profissional e reconhecendo essa perspectiva como estratégica para a promoção do desenvolvimento integral das crianças”, destacou a psicóloga Inês Peters.  
O foco da cartilha priorizou os resultados da pesquisa realizada recentemente pelo IBOPE e encomendada pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, em que ficou evidente o desconhecimento da população sobre a importância do vínculo afetivo para o desenvolvimento infantil, como destaca o neuropediatra Dr. Saul Cypel, consultor da Fundação. Para ele, a pesquisa "mostra como a questão da saúde está bem resolvida - e é muito bom que esteja -, mas ainda precisamos avançar muito em relação aos fatores emocionais e comportamentais. Os pais ainda desconhecem a importância de estabelecer os vínculos afetivos e, consequentemente, os danos que podem haver quando se ignora o potencial de aprendizagem da primeira infância".
Os resultados do estudo também deixam claro que, apesar de serem indispensáveis, as escolas de educação infantil (creches) não são reconhecidas pelas famílias como espaços de promoção do desenvolvimento das crianças, sendo esse um indicador importante para subsidiar trabalhos com pais e propostas que esclareçam a corresponsabilidade que envolve família e escola no processo educativo, disseminando a estimulação das crianças através do “brincar”, principalmente.
Ao longo dos últimos quatro anos, cerca de 600 profissionais foram capacitados no município, entretanto, a continuidade das ações está vinculada à criação de um grupo de estudos (formação continuada), uma proposta da Rede CAAS para 2013 que, em breve, deverá ser apresentada aos gestores do governo atual.
No ultimo mês de dezembro, o prefeito eleito Célio de Oliveira, acompanhado do vereador Rodolfo Valadão (PV), participou de um encontro com diretores da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal em que se mostrou “completamente sensibilizado” para a relevância do trabalho e sua continuidade.

O projeto
Articulando os três setores da sociedade, o projeto social recebe desde 2008 o apoio técnico e financeiro da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Formada por um comitê estratégico e um comitê executivo, a Rede CAAS reúne profissionais liberais e representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, além de parceiros do comércio local, incluindo a imprensa, os clubes de serviços e as entidades sociais.
Em sua atuação, o projeto trabalha a mobilização e conscientização da população em relação à importância dos cuidados e estímulos para com a primeira infância, além da capacitação de profissionais da rede pública municipal de saúde, assistência social e educação infantil.
A Rede CAAS já realizou três edições da Semana do Bebê, sempre no mês de agosto, além do evento 1ª Engatinhata de Penápolis. O primeiro evento é composto por atividades descentralizadas, isto é, ocorrem em espaços públicos, unidades de saúde e escolas. A população participa da Semana do Bebê gratuitamente por meio de oficinas, seminário científico, palestras, mesas-redondas, concurso de vitrines e apresentações artísticas. Já a primeira edição do evento Engatinhata, que ocorreu em abril de 2012, teve por objetivo esclarecer que o ato de engatinhar é muito importante para o desenvolvimento integral do bebê. 
Campanhas de conscientização também foram desenvolvidas pela rede como estratégia para levar mensagens importantes para o grande público. A Campanha de Amamentação, a Campanha Me Pega no Colo e a Campanha Brincar é Coisa Séria foram amplamente divulgadas. Acompanhe o trabalho da Rede CAAS e faça parte do grupo no Facebook.