quarta-feira, 4 de abril de 2012

Quando seu filho começa a engatinhar

Essa é, sem dúvidas, uma das primeiras grandes conquistas de bebê e, além de prazeroso, ajuda no desenvolvimento escolar
Por Lilian Hirata

Fabinho, que acaba de completar 8 meses, quando está em casa, fica no chiqueirinho num local que a mãe consegue vê-lo enquanto faz o jantar. Ele brinca bastante, mas não passa muito tempo no chão de cerâmica, nem no tapete para evitar o contato com a friagem e eventuais sujeiras.

Essa é uma rotina comum em famílias com filhos pequenos. No entanto, um estudo intrigante, feito na Inglaterra por especialistas em desenvolvimento infantil e publicado no livro What Babies and Children Really Need (O Que Bebês e Crianças Realmente Precisam), colocou esse dia-a-dia das crianças à prova. A conclusão foi a de que bebês que não engatinham podem ter maiores dificuldades de aprender a ler e escrever na fase de alfabetização. Para a coordenadora da pesquisa Sally Goddard Blythe, os movimentos feitos pelos olhos dos baixinhos – que se deslocam nas duas direções – durante a ação é similar aos que acontecem no momento da leitura e da escrita. Dessa forma, estimula-se a construção de ligações neurológicas envolvidas nessas funções, que serão exigidas na escola.
Treino do olhar
Sally explica que a habilidade motora utilizada para engatinhar está ligada aos grandes centros cerebrais, especialmente ao sistema límbico (que coordena os neurotransmissores, como serotonina e dopamina) e ao mesencéfalo (que controla os movimentos oculares). A criança acaba aprendendo noções de espaço e distância. A curiosidade também é aguçada. “Os equipamentos modernos, como os carrinhos de passeio, facilitam a vida dos pais, porém, em excesso, tiram a oportunidade dos bebês de provarem sensações motoras em diferentes posições”, alerta. 

Fonte: www.itodas.uol.com.br
Clique sobre a imagem para ampliar o cartaz
Participe da 1ª. Engatinhata de Penápolis
Local: Pátio do Santuário São Francisco de Assis
Dia: 07 de abril. Horário: 9h
Inscrição na loja Parquinho do Bebê
*As 50 primeiríssimas inscrições ganharão uma camiseta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário