Secretário
municipal de Educação comenta ações da prefeitura para elevar a qualidade da
educação infantil
A chefe do serviço de creche da Secretaria Municipal de Educação,
Leonila de Aguiar Torrezan, e a secretária executiva da Rede CAAS (Crianças
Amadas, Adultos Seguros), Maria Inês Peters, participaram no último dia 7 do IV
Seminário Internacional IAB sobre Educação Infantil, realizado pelo Instituto
Alfa e Beto, nas dependências da Universidade Mackenzie, em São Paulo.
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Proposta pedagógica para
educação infantil
deve privilegiar o brincar na aprendizagem
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Com foco no processo de aprendizagem, o evento contou com a participação
da neurocientista canadense Adele Diamond, da Universidade British Columbia,
que palestrou sobre as evidências científicas acerca do desenvolvimento
cognitivo e sobre as melhores práticas na educação infantil. Para a
pesquisadora, se a escola focar
apenas o conteúdo, o processo de aprendizagem não tem a menor chance de ser
bem-sucedido, uma vez que as necessidades emocionais, sociais e físicas devem
ser supridas.
De acordo com a psicóloga Maria Inês Peters, o
encontro contribui para as melhores práticas nas escolas de educação infantil
em Penápolis, pois amplia o contexto do ensino e corrobora com as diretrizes de
trabalho já implementadas nessas unidades. “Quando ignoramos esses argumentos
científicos, podemos prejudicar o desenvolvimento integral das crianças, que
necessitam de cuidados e estímulos desde a gestação”, refletiu.
Durante o seminário, o presidente do Instituto Alfa
e Beto, João Batista Araujo e Oliveira, anunciou a criação da Universidade da Primeira Infância, que
já passa a oferecer o Programa de
Formação de Professores-Mentores de Educação Infantil. Desde sua
fundação, o Instituto Alfa e Beto vem atuando em nichos de oportunidade que não
são contemplados pelas políticas públicas.
Entrevista
O secretário municipal de
Educação, Cledivaldo Aparecido Donzelli, comenta as ações da Prefeitura
Municipal de Penápolis em prol da qualidade da educação infantil e reflete
sobre as melhores práticas e os investimentos efetuados.
Qual
direcionamento é seguido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para
elevar a qualidade da educação infantil em Penápolis?
Cledivaldo: A partir do momento em que se reconheceu através da
ciência que a infância é um período que necessita de condições e investimentos
para se desenvolver, os países começaram a formular políticas públicas visando
o pleno e integrado desenvolvimento da criança. No caso do Brasil, houve um
atraso nesse reconhecimento, por falta de sensibilidade social e política, além
da falta de perspicácia na compreensão de que toda sociedade ganharia com os
resultados dos investimentos na infância.
Em Penápolis, graças às diversas parcerias, dentre elas o IDIS (Instituto
para o Desenvolvimento do Investimento Social) e a Fundação Maria Cecília Souto
Vidigal, os esforços foram empreendidos no sentido de criar um padrão de
qualidade na educação das crianças de 0 a 5 anos. Isso significa investimentos
coordenados e interligados, através de um efetivo planejamento, em formação
continuada dos profissionais das unidades escolares, na reorganização dos
espaços físicos e na aquisição de materiais pedagógicos, livros e equipamentos.
Portanto, implantamos referenciais para a constituição de um modelo de educação
com parâmetros bem definidos no que diz respeito às teorias educacionais,
metodológicas e um novo olhar sobre o registro e avalição da aprendizagem.
E quais são
os principais avanços conquistados nos últimos anos, tanto em infraestrutura
como em qualidade de atendimento?
Cledivaldo: As instalações físicas são componentes importantes na
educação infantil. Preparar um ambiente para recepcionar crianças de 0 a 5 anos
é tão importante quanto o processo de ensino-aprendizagem. O meio ambiente da
criança interfere na sua condição de tranquilidade e acolhimento, preparando-a para
os estímulos dos educadores. Penso que o maior resultado é estarmos realmente
formando as crianças dentro da perspectiva humana do seu desenvolvimento psicossocial.
Nas salas
infantis, os jogos e as brincadeiras são elementos vitais para melhorar o
desempenho acadêmico das crianças. Como o senhor avalia a apropriação desses
princípios no município?
Cledivaldo: A criança precisa fantasiar e mimetizar as relações da
vida cotidiana dos adultos. Estamos vivenciando uma chamada modernidade
líquida, pois estamos nos distanciando das brincadeiras e das produções de
fantasias que nos levam ao lúdico. Essa sociedade estimula precocemente o
consumo e o individualismo concorrencial. Estamos proporcionando nas unidades
de educação infantil de Penápolis, graças à Rede CAAS, essa prática de aprender
brincando e brincar aprendendo com a diversidade de jogos e materiais
produzidos pelas próprias educadoras e professoras. Os pais já entenderam isso,
portanto, aos poucos estamos consolidando essa ideia.
Créditos imagens: FMCSV e Secom-PMP.
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