sábado, 22 de outubro de 2011

Integrantes da Rede CAAS participam de Simpósio Internacional

Representantes da Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros), um projeto social desenvolvido através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Penápolis e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), de São Paulo, participaram durante os dias 20 e 21 de outubro do Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, um evento realizado pela FMCSV com o apoio de instituições de ensino nacionais e internacionais. 


Neste ano, o Simpósio Internacional é dedicado ao tema do investimento na Primeira Infância. O evento traz evidências de que a aplicação de recursos nos primeiros anos de vida traz retornos significativamente mais altos do que em qualquer outro período. Durante a programação, foi lançado um estudo inédito, realizado pela ONG Contas Abertas, sobre o Orçamento Federal, que analisou as verbas para a infância. Projetos diferentes implantados em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, foram apresentados no Simpósio, destacando as ações desenvolvidas pelas três instâncias de governo. 

De Penápolis, além de representantes da sociedade civil organizada, participaram do evento funcionários das secretarias municipais de saúde, assistência social e educação. Em entrevista para o blog da Rede CAAS, o secretário municipal de Educação Cledivaldo Aparecido Donzelli destacou a participação de funcionárias desta secretaria. Confira! 

Rede CAAS - Qual sua expectativa em relação à participação das funcionárias da Secretaria Municipal de Educação no Simpósio Internacional da Primeira Infância? 
Cledivaldo Donzelli - Trata-se de uma oportunidade extraordinária de contato com profissionais acadêmicos com experiências exitosas no Brasil e no mundo que estudam e elaboram projetos que visam atender a primeira infância. Portanto, essas profissionais presentes no referido simpósio têm a responsabilidade de disseminar as informações para toda equipe da educação infantil do sistema municipal de educação, visando cada vez mais a eficiência na busca da efetivação de ações que qualificam esse nível de ensino.

De que modo o senhor acredita que a pós-graduação em Promoção do Desenvolvimento Infantil (USP), cursada por seis membros da Rede CAAS, pode acrescentar para a melhoria da educação municipal em Penápolis?
CD - A partir do momento que se conhece as implicações para um desenvolvimento infantil integral e integrado à luz do rigor científico, certamente isso será interiorizado no serviço da educação infantil de forma mais planejada e com mais sensibilidade política que facilitará na elaboração e efetivação de políticas públicas nessa área.

Nesse cenário de “olhares” voltados para o investimento na Primeira Infância, quais os principais avanços que Penápolis conquistou nos últimos anos, especificamente na área da educação infantil?
CD - O reconhecimento da importância das intervenções adequadas usando metodologias, didáticas e materiais pedagógicos no processo do desenvolvimento infantil. Vale enfatizar também a mudança de olhar da comunidade em geral sobre o novo perfil das unidades de educação infantil, antes visto apenas na perspectivas de assistencialismo social, para um reconhecimento de um atendimento dentro das dimensões educacionais.

Como essa estratégia, de ação intersetorial, proposta pela Rede CAAS, pode contribuir para os avanços do desenvolvimento infantil, especificamente no que tange a educação?
CD - O ser humano precisa ser entendido em todas as suas dimensões, portanto é necessário olhar a criança dentro da perspectiva do desenvolvimento físico, biológico, social, cognitivo e cultural. É isso que percebo que começa a acontecer com essa nova estratégia, pois um planejamento feito visando políticas públicas na área de saúde, assistência social e educação certamente responderá à necessidade do desenvolvimento integral da criança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário