Parceria entre USP e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal viabiliza curso de especialização em Promoção do Desenvolvimento Infantil
A abertura oficial do primeiro curso de especialização do Brasil em Promoção do Desenvolvimento Infantil ocorreu em São Paulo na última sexta-feira (16). Promovida pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), a iniciativa conta com a parceria da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) e tem alunos penapolenses, profissionais vinculados à Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros), um projeto social administrado através do convênio entre a FMCSV e a Prefeitura Municipal de Penápolis.
Com a presença de representantes da reitoria, coordenadoria e docentes do curso da USP, incluindo a Presidente do Conselho Curador da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Regina Vidigal Guarita, e o Diretor Presidente Eduardo Queiróz, a cerimônia enfatizou a importância da parceria entre o setor público, as organizações sociais e os centros universitários do país na qualificação de profissionais que atuam em ações de promoção do desenvolvimento infantil.
| Regina Vidigal Guarita (centro), presidente do Conselho Curador da FMCSV, discursa durante lançamento oficial de curso de pós-graduação na USP. Ao lado, Eduardo Queiróz, diretor presidente da FMCSV. |
Na ocasião, Regina Vidigal Guarita afirmou que acredita no potencial de transformação social a partir de intervenções eficazes no desenvolvimento das crianças com idade de zero a três anos. O Diretor Presidente da FMCSV, Eduardo Queiróz, destacou a importância dos projetos comunitários desenvolvidos pelos municípios com apoio da fundação, entre eles Penápolis. “Estamos percebendo grandes avanços nos municípios onde os profissionais comprometeram-se com as propostas do Programa de Desenvolvimento Infantil desenvolvido pela Fundação”, disse.
![]() |
| O advogado Alexandre Gil de Mello, aluno da pós-graduação, discursa e agradece os envolvidos na iniciativa. |
De acordo com a Prof.ª Dra. Anna Chiesa, coordenadora do curso, “a formação transdisciplinar dos profissionais é uma importante inovação no Brasil, já que passamos a pensar o desenvolvimento infantil a partir da sua integralidade”. O corpo discente é composto por profissionais das áreas de psicologia, assistência social, direito, nutrição, odontologia, pedagogia, medicina, fonoaudiologia, terapia ocupacional, enfermagem, entre outros.
| Membros da Rede CAAS de Penápolis entregam camiseta do evento II Semana do Bebê para a professora-coordenadora do curso, Anna Chiesa (centro). |
De Penápolis, participam do curso a chefe do Serviço de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Leonila de Aguiar Torrezan, as nutricionistas Adriana Belletti Lopes e Cláudia Carmona Slavez, da Secretaria Municipal de Saúde e da Santa Casa de Penápolis, respectivamente; a assistente social Rosiley Berbel, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a psicóloga e secretária executiva da Rede CAAS, Maria Inês Peters, e o advogado Alexandre Gil de Mello, da Rede CAAS.
Com 12 meses de duração e carga horária de 420h, o curso inédito pretende formar especialistas aptos a contribuir para o aprimoramento das políticas públicas destinadas ao desenvolvimento infantil, especialmente quando se trata dos profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social que lidam com os cuidados e estímulos de crianças com idade entre 0 e 3 anos. Após a cerimônia, os presentes foram convidados para um coquetel de confraternização.
Rede CAAS
Do convênio entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), de São Paulo, e a Prefeitura Municipal de Penápolis surgiu em 2009 a Rede CAAS. Por meio da articulação de parcerias entre os setores público, privado e organizações sociais, a Rede CAAS realiza ações que integram os serviços de saúde, educação e assistência social do município de Penápolis. A qualificação dos profissionais e a participação da comunidade nas decisões e eventos promovidos em rede permitem a mudança de olhar para a prática e garantem a promoção do desenvolvimento integral das crianças penapolenses.

Nenhum comentário:
Postar um comentário