terça-feira, 29 de novembro de 2011

Rede CAAS participa de seminário em Belo Horizonte

A Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) de Penápolis participou durante os dias 23 e 24 de novembro do seminário “Redes em Conexão pelos Direitos da Criança e do Adolescente” que ocorreu em Belo Horizonte (MG). O evento, promovido pela Rede ANDI Brasil e pelo Instituto C&A, foi uma oportunidade para o intercâmbio e o fortalecimento de experiências de redes sociais que promovem os direitos das crianças e adolescentes no Brasil.

Ao lado de importantes redes sociais, como a Rede Nacional pela Primeira Infância, a Rede Nacional Não Bata Eduque e a Rede Nacional pelo Direito à Educação, a Rede CAAS esteve representada no evento pelo advogado Alexandre Gil de Mello que, na oportunidade, apresentou as estratégias de mobilização e articulação desenvolvidas em Penápolis.

Alexandre Gil, representante da Rede CAAS, e Ciça Lessa,
secretária executiva da Rede ANDI Brasil, participam de
seminário em Belo Horizonte.
A Semana do Bebê de Penápolis, evento organizado pela Rede CAAS, foi reconhecida como uma importante prática para despertar o sentimento materno na comunidade e garantir o desenvolvimento integral das crianças. “Conhecer as diversas experiências de redes leva-nos a ter a certeza de que estamos no caminho certo, além de possibilitar o acesso a novos aprendizados que serão incorporados no nosso trabalho, tornando-o cada vez mais eficiente no atendimento dos direitos fundamentais da população infantil”, sintetizou o advogado e ex-presidente do COMDICA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Penápolis. 

O seminário reuniu representantes de diversas redes sociais comprometidas com a implementação e aprimoramento de práticas sociais inovadoras, construídas coletivamente a partir de olhares e conhecimentos compartilhados. De acordo com Gil, “o processo de construção e atuação de redes sociais é um grande desafio já que enfrenta paradigmas conservadores impregnados na cultura da sociedade brasileira. Perceber a incompletude nas condições humanas e profissionais é o primeiro passo para a disposição de estabelecer um processo dialógico. Para isso, a proposta das redes requer dos atores sociais o exercício da humildade”.

Mobilizar a sociedade para a implementação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) a partir de uma perspectiva sistêmica é a missão das redes sociais no campo sociopolítico da infância e juventude, explicou Gil. “Temos grandes desafios, mas a certeza de que estamos contribuindo para que crianças tenham vida com qualidade deve ser a força propulsora do nosso trabalho”, finalizou.

Além de palestras com especialistas, o evento contou ainda com o lançamento de duas publicações: Vida em Rede – Conexões, Relacionamentos e Caminhos para uma nova sociedade e 10 anos da Rede ANDI Brasil em 20 anos de ECA. Nas mesas temáticas, pontos importantes foram destacados para o avanço das redes sociais no Brasil: incidência política no orçamento público, novas estratégias de comunicação para a mobilização, garantia do protagonismo e participação juvenil, promoção de vigilância dos instrumentos normativos, existência da apartação social de crianças e adolescentes nos seus espaços de convivência.

Rede CAAS
Do convênio entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, de São Paulo, a Rede pelo Desenvolvimento Integral da Criança de Penápolis e a Prefeitura Municipal de Penápolis surgiu a Rede CAAS. Com início no ano de 2009, a iniciativa articula o Poder Público, as empresas e organizações da sociedade civil com o objetivo de garantir o desenvolvimento integral de crianças de zero a três anos de idade. 

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Vídeo: 2ª Semana do Bebê de Penápolis

Confira abaixo o lançamento do vídeo da 2ª Semana do Bebê de Penápolis!


O evento
A 2ª Semana do Bebê de Penápolis, cujo tema em 2011 foi “Olhos no futuro: A importância do desenvolvimento infantil”, surgiu como uma das ações da Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) para sensibilização e mobilização da comunidade, tendo sua inspiração no município de Canela, no Rio Grande do Sul.
A Rede CAAS teve início em 2009 por meio de uma iniciativa da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), de São Paulo, que firmou um convênio com a Prefeitura Municipal de Penápolis. O projeto tem por objetivo articular o Poder Público, as empresas e organizações da sociedade civil, visando garantir o desenvolvimento integral de crianças de zero a três anos de idade.
 A abertura oficial da 2ª Semana do Bebê de Penápolis ocorreu na noite de 15 de agosto, no Teatro Lúmine. Na ocasião, o prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos, o diretor presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Eduardo Queiroz, e o presidente da Associação Unidos pela Vida, Teodomiro Carvalho Guimarães, assinaram o Termo Aditivo do Convênio firmado entre a Fundação, a Prefeitura de Penápolis e a Associação Unidos pela Vida, objetivando a prorrogação do projeto “Crianças Amadas, Adultos Seguros”. Outro ato importante, durante a cerimônia de abertura, foi a assinatura de Projeto de Lei que será encaminhado à apreciação da Câmara de Vereadores, institucionalizando a Semana do Bebê no Município de Penápolis.
Durante o evento, o diretor presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Eduardo Queiroz, que estava acompanhado da coordenadora de projetos da Fundação, Gabriela Pluciennik, expressou satisfação com o desenvolvimento do projeto em Penápolis e disse que a FMCSV se sente orgulhosa em abraçar essa causa. Agradeceu também o empenho de todos e elogiou o público presente que, segundo ele, era composto também em grande parte por crianças.

Mais informações e fotos do evento podem ser conferidas aqui no blog. Clique nos links referentes aos arquivos de agosto e setembro

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Super-Cérebro: a importância das experiências na Primeira Infância

Este vídeo de animação dura apenas três minutos, mas traz informações que valem por toda uma vida. Produzido pelo Center on the Developing Child (CDC) da Universidade de Harvard, tem o objetivo de explicar como as experiências na Primeira Infância podem afetar a formação do cérebro da criança.O vídeo é rápido, fácil de compreender e vai diretamente ao ponto.

É um exemplo de "tradução" de conhecimento científico para uma linguagem acessível a todos, que é feita pelo CDC, nos Estados Unidos, e agora será feita também pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, por meio da parceria com o CDC de Harvard, com a David Rockfeller Center for Latin American Studies, com a Faculdade de Medicina da USP e com o Instituto de Educação e Pesquisa Insper. 

Não deixe de ver Super-Cérebro. Vale a pena!


Fonte: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
www.fmcsv.org.br

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

"Doe uma Tela!": participe da campanha da Rede CAAS



Você, artista penapolense, participe da campanha para ambientação das Salas de Amamentação dos CEIMs (Centro de Educação Infantil Municipal) e Consultórios de Obstetrícia das UBSs (Unidade Básica de Saúde). 

Divulgue esta campanha em sua casa, trabalho e pelas redes sociais na internet e ajude a transformar e humanizar os ambientes ligados ao desenvolvimento infantil. Para doar, entre em contato conosco pelo blog, e-mail redecaas@gmail.com ou pelo telefone da Associação Unidos pela Vida: (18) 3652 9872. 

Dia do Voluntário: Rede CAAS é parceria de hospital em campanha

Para homenagear e recrutar novos voluntários, a Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros)  juntamente com a Santa Casa de Penápolis, através do Grupo de Trabalho Humanizado, lança uma ação nas redes sociais da internet, que consiste em uma campanha para atrair voluntários. 
A ação que vai até dia 05 de dezembro, ocasião do Dia do Voluntariado, busca fazer com que as pessoas possam doar o que tiverem, seja dar um curso, contar histórias, cantar uma música, um abraço para os pacientes do hospital, além de formar um cadastro de voluntários para realizar atividades na "Semana Natal de Coração", evento em que é comemorado a data festiva no hospital para pacientes e colaboradores. 
Se você tem algo a doar entre em contato pelo telefone (18) 3654-2210 no Núcleo de Humanização da Santa  Casa de Penápolis. Participe!

Assista ao vídeo "#DOE - DIA DO VOLUNTARIADO" que compõe o lançamento da ação:

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ações penapolenses em prol do desenvolvimento infantil são avaliadas por Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Instituição diagnostica aspectos amplos da atuação do projeto social Rede CAAS, que tem como meta a adequada promoção do desenvolvimento infantil em Penápolis.

O trabalho desenvolvido pela Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) de Penápolis passou por uma avaliação na última quinta e sexta-feira (28). O processo de monitoramento e avaliação do programa é realizado anualmente desde 2009 pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), instituição paulistana que administra o projeto em parceria com a Prefeitura Municipal de Penápolis.
Funcionários da Santa Casa de Penápolis
com o Prof. Dr. Thomaz Chianca (no centro). 
O diagnóstico das ações relacionadas à promoção do desenvolvimento infantil em Penápolis foi realizado pelo professor Dr. Thomaz Kauark Chianca, consultor independente na área de avaliação de programas sociais, que há mais de dez anos atua como avaliador de projetos sociais no Brasil, África, Ásia, Leste Europeu e nos EUA.
A avaliação é feita por meio do método “grupo focal”, uma técnica de diagnóstico utilizada para completar informações, conhecer atitudes, opiniões, percepções e comportamentos. Durante os dois dias de diagnóstico, foram entrevistados seis grupos de profissionais das áreas da saúde e educação municipal que lidam com gestantes e crianças de 0 a 3 anos de idade e dois grupos de usuários dos serviços públicos relacionados a estas áreas.
De acordo com Chianca, a avaliação verifica mudanças em torno das concepções e do trabalho destinado ao desenvolvimento infantil, analisando fatores relacionados à preparação das famílias, aos serviços públicos de saúde e educação e à comunidade, tendo como foco o vínculo entre mães e bebês. “A ideia é usar esses resultados para melhorar a execução das próximas ações, que serão avaliadas pelos próximos dois anos, pelo menos”, afirmou.
Para o avaliador, o intuito deste exame é também documentar o processo de ação de projetos sociais como a Rede CAAS, para que sirva de exemplo e referência para outras organizações que pretendam trabalhar para a promoção do desenvolvimento infantil.

Rede CAAS
A Rede CAAS articula os setores da sociedade e fortalece ações em prol da Primeira Infância. Os principais objetivos do projeto social são a conscientização e instrumentalização dos agentes responsáveis pelos cuidados com crianças de 0 a 3 anos de idade, bem como a ampliação da qualidade dos serviços existentes para o público alvo de pré-natal, parto, puerpério e creches, por meio da disseminação e incorporação de conceitos relacionados ao desenvolvimento integral e integrado da criança.
Presente em Penápolis desde 2009, a Rede CAAS organiza anualmente a Semana do Bebê, evento que mobiliza a sociedade acerca da importância dos investimentos na Primeira Infância, primando pelos cuidados e estímulos adequados nos três primeiros anos de vida da criança.