A Parada Pedagógica foi destinada a todas as
educadoras, professores, estagiários, merendeiras, auxiliares de serviços
gerais e até mesmo alguns agentes comunitários de saúde que se dispuseram a
participar com o objetivo de aprender como melhor utilizar os espaços lúdicos
das UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
Durante o dia do evento, os profissionais estiveram
envolvidos em uma série de atividades de capacitação. Além de oficinas, os
profissionais também participaram de uma palestra no Teatro Lúmine sobre “Eca e
Primeira Infância”, ministrada pelo advogado Alexandre Gil de Mello e
representantes da Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros). Após a palestra
houve a exibição do documentário “Jovens de Coração”.
Confira abaixo a entrevista concedida pela
coordenadora geral da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação,
Maribel de Almeida Oliveira Ribeiro, ao nosso blog.
Qual a relevância e os principais objetivos do
evento Parada Pedagógica para a Educação Infantil de Penápolis?
Maribel - Considero que a Parada Pedagógica é um
ganho importantíssimo para a educação infantil do nosso município. Baseado no
pressuposto de que quem ensina precisa seguir aprendendo sempre, garantimos três
Paradas a partir deste ano. São momentos em que toda a equipe se reúne para
refletir sobre a prática educativa, pensar em como nossas instituições estão
educando e cuidando da infância. O objetivo maior deste evento é propiciar
momentos de integração, formação, de aquisição de novos conhecimentos e troca
de saberes. Esta foi a primeira parada de 2012 e tivemos o cuidado e o
carinho de planejar atividades atrativas e descontraídas que suprissem algumas
das necessidades percebidas. De um modo geral, os participantes avaliaram a
Parada de forma positiva. Houve um número expressivo de participantes, aproximadamente
250, entre educadores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais, professores,
coordenadores pedagógicos, encarregadas de Ceim (Centro de Educação Infantil
Municipal), agentes sanitários e profissionais do Lactário e Fundação Colnaghi.
Como a senhora avalia a participação de
profissionais ligados à Secretaria de Saúde no evento?
Maribel - Avalio de forma positiva. O número de
profissionais da saúde que participou foi maior do que o esperado, entretanto,
foi possível compartilhar dúvidas, valores, ampliar o vínculo entre os
profissionais e mostrar aos agentes de saúde um pouco do trabalho realizado
rotineiramente em nossas unidades de Ceim, o que inclui brincadeiras, músicas e
produção de brinquedos, recursos estes fundamentais para o desenvolvimento
integral de nossas crianças.
Em sua visão, qual o papel da Rede CAAS e seu
trabalho desenvolvido junto à administração municipal, especialmente no que
tange ao trabalho da Secretaria de Educação?
Maribel - A Rede CAAS vem contribuindo de forma
bastante significativa, alavancando a Educação Infantil em Penápolis. Esta
valiosa parceria trouxe mudanças e resultados substanciais para a primeiríssima
infância. Através deste trabalho a Secretaria de Educação conseguiu desenvolver
ações formativas que contribuíram para a ampliação cultural e competências dos
nossos profissionais.
Tratando da Educação Infantil em Penápolis, quais
os principais avanços da rede municipal em relação ao atendimento de crianças
entre 4 meses e 3 anos de idade?
Maribel - Ultrapassar a concepção de cuidado que
separa o físico do cognitivo, as emoções da razão, o cuidar do educar, que
desvalorize as famílias, concepções e valores é uma realidade que precisa ser
transformada. Nesse sentido o trabalho em rede trouxe inúmeros avanços, sendo
eles:
- Olhar dos profissionais da educação infantil mais ampliado/refinado para as crianças e o seu desenvolvimento;
- Fortalecimento de vínculos entre crianças, profissionais e familiares (humanização)
- Ações formativas que promoveram a ampliação das competências individuais dos profissionais que atuam na educação infantil;
- Estabelecimento de parcerias com saúde e assistência social (articulação de ações);
- Planejamento e execução de projetos institucionais (Acolhimento, Reunião de Pais, Alimentação) atrelados ao Projeto Político Pedagógico da unidade;
- Disseminação de conhecimentos através de reedições;
- Disponibilização de palestras, vídeos, dinâmicas para familiares na vertente de conscientizá-los sobre a importância da primeira infância.
Imagens do evento
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