quinta-feira, 28 de junho de 2012

Educação Infantil e Parada Pedagógica: Entrevista com Maribel de Almeida

A Secretaria Municipal de Educação de Penápolis promoveu no final do mês de maio a Parada Pedagógica, um evento que envolve todos os profissionais da rede que atuam na Educação Infantil. Foram desenvolvidas diversas atividades específicas para cada grupo com o objetivo de capacitar todos os funcionários que lidam diariamente com crianças. 
A Parada Pedagógica foi destinada a todas as educadoras, professores, estagiários, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e até mesmo alguns agentes comunitários de saúde que se dispuseram a participar com o objetivo de aprender como melhor utilizar os espaços lúdicos das UBSs (Unidades Básicas de Saúde). 
Durante o dia do evento, os profissionais estiveram envolvidos em uma série de atividades de capacitação. Além de oficinas, os profissionais também participaram de uma palestra no Teatro Lúmine sobre “Eca e Primeira Infância”, ministrada pelo advogado Alexandre Gil de Mello e representantes da Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros). Após a palestra houve a exibição do documentário “Jovens de Coração”.
Confira abaixo a entrevista concedida pela coordenadora geral da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Maribel de Almeida Oliveira Ribeiro, ao nosso blog.
Qual a relevância e os principais objetivos do evento Parada Pedagógica para a Educação Infantil de Penápolis?
Maribel - Considero que a Parada Pedagógica é um ganho importantíssimo para a educação infantil do nosso município. Baseado no pressuposto de que quem ensina precisa seguir aprendendo sempre, garantimos três Paradas a partir deste ano. São momentos em que toda a equipe se reúne para refletir sobre a prática educativa, pensar em como nossas instituições estão educando e cuidando da infância. O objetivo maior deste evento é propiciar momentos de integração, formação, de aquisição de novos conhecimentos e troca de saberes. Esta foi a primeira parada de  2012 e tivemos o cuidado e o carinho de planejar atividades atrativas e descontraídas que suprissem algumas das necessidades percebidas. De um modo geral, os participantes avaliaram a Parada de forma positiva. Houve um número expressivo de participantes, aproximadamente 250, entre educadores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais, professores, coordenadores pedagógicos, encarregadas de Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal), agentes sanitários e profissionais do Lactário e Fundação Colnaghi.

Como a senhora avalia a participação de profissionais ligados à Secretaria de Saúde no evento?
Maribel - Avalio de forma positiva. O número de profissionais da  saúde que participou foi maior  do que o esperado, entretanto, foi possível compartilhar dúvidas, valores, ampliar o vínculo entre os profissionais e mostrar aos agentes de saúde um pouco do trabalho realizado rotineiramente em nossas unidades de Ceim, o que inclui brincadeiras, músicas e produção de brinquedos, recursos estes fundamentais para o desenvolvimento integral de nossas crianças.

Em sua visão, qual o papel da Rede CAAS e seu trabalho desenvolvido junto à administração municipal, especialmente no que tange ao trabalho da Secretaria de Educação?
Maribel - A Rede CAAS vem contribuindo de forma bastante significativa, alavancando a Educação Infantil em Penápolis. Esta valiosa parceria trouxe mudanças e resultados substanciais para a primeiríssima infância. Através deste trabalho a Secretaria de Educação conseguiu desenvolver ações formativas que contribuíram para a ampliação cultural e competências dos nossos profissionais.

Tratando da Educação Infantil em Penápolis, quais os principais avanços da rede municipal em relação ao atendimento de crianças entre 4 meses e 3 anos de idade?
Maribel - Ultrapassar a concepção de cuidado que separa o físico do cognitivo, as emoções da razão, o cuidar do educar, que desvalorize as famílias, concepções e valores é uma realidade que precisa ser transformada. Nesse sentido o trabalho em rede trouxe inúmeros avanços, sendo eles:
  • Olhar dos profissionais da educação infantil mais ampliado/refinado para as crianças e o seu desenvolvimento;
  • Fortalecimento de vínculos entre crianças, profissionais e familiares (humanização)
  • Ações formativas que promoveram a ampliação das competências individuais dos profissionais que atuam na educação infantil;
  • Estabelecimento de parcerias com saúde e assistência social (articulação de ações);
  • Planejamento e execução de projetos institucionais (Acolhimento, Reunião de Pais, Alimentação) atrelados ao Projeto Político Pedagógico da unidade;
  • Disseminação de conhecimentos através de reedições;
  • Disponibilização de palestras, vídeos, dinâmicas para familiares na vertente de conscientizá-los sobre a importância da primeira infância.

Imagens do evento








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