terça-feira, 6 de setembro de 2011

"Conhecemos as árvores pelos seus frutos", artigo de Eder Granato

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, independentemente do ramo de atuação. Um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais de toda a sociedade humana. É algo relativamente novo, que requer novos líderes cidadãos, orientados por um novo modelo interdependente.
O papel da sociedade na sustentabilidade é, portanto, fundamental, engajando os seres humanos nos conceitos de amor fraterno, responsabilidade e inclusão ampla.
Venho aqui render minhas homenagens ao evento denominado “Semana do Bebê”, realizado recentemente em nosso município, pois, no seu âmago, demonstra a preocupação em desenvolver o amor, o senso fraternal e a responsabilidade através do envolvimento e comprometimento familiar na formação dos novos cidadãos, preparando-os para os desafios que se apresentam em nossa sociedade.
Lembrei-me da frase destacada como título "Olhos no futuro: a importância do desenvolvimento infantil", pois é somente através de um trabalho deste nível, com pais, mães e responsáveis, que podemos preparar de forma proativa os novos líderes que tanto precisamos, respeitando a biodiversidade e os ecossistemas naturais, com capacidade de planejamento e ação para a manutenção dos ideais sustentáveis.
A “Semana do Bebê” é uma ferramenta eficiente para se configurar a civilização e as atividades humanas de forma que a sociedade e os seus membros, embasados na família, possam preencher as suas necessidades, expressando o seu maior potencial no presente sem que as gerações futuras sintam falta dos recursos hoje utilizados.
O que é isso a não ser a pura aplicação dos conceitos de sustentabilidade?
Ao realizar um evento de saúde, bem estar, cultura e contato com a natureza estamos dando a oportunidade e estimulando as famílias em geral a aprenderem e a desenvolverem a autopercepção e a consciência sustentável, práticas estas que incorporadas no estilo de vida, serão ensinadas de mãe para filho, às próximas gerações, garantindo assim a qualidade de vida para todos indistintamente. Isto inclui o direito ao pré-natal de qualidade, ao parto humanizado, à assistência ao recém-nascido e à mãe, além da aplicação ampla da legislação vigente.
A sustentabilidade é sem dúvida uma palavra que deve se tornar parte do cotidiano de todos nós. Quando aplicarmos tais conceitos garantiremos para nossos filhos um lugar decente para viver, contribuindo para que a sociedade conheça e saiba como exigir os seus direitos, além de fortalecermos o controle social e o cumprimento das políticas públicas.
A “Semana do Bebê” vem ao encontro de todas as dimensões da sustentabilidade. Parabéns a todos que se envolveram direta e indiretamente na obtenção do êxito deste evento.
Obrigado pela atenção e até a próxima semana!

Eng. Eder Fonzar Granato
Mestre em Gestão e Auditoria Ambiental
Presidente da FUNEPE
     




Nenhum comentário:

Postar um comentário