domingo, 11 de setembro de 2011

A foto como vínculo: Projeto “Meu Primeiro Retrato” é destaque da 2ª Semana do Bebê

O projeto Meu Primeiro Retrato foi iniciado em julho de 2009 a partir da ideia e necessidade de humanização do contexto hospitalar. De lá para cá, mais de mil retratos foram entregues, com a participação de puérperas de 13 a 46 anos de idade. 
A fotografia é tirada no momento em que mãe e bebê se encontram no quarto e posteriormente é impressa no formato 13x18cm e entregue gratuitamente para a paciente da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis. 
O projeto pretende aproximar e tornar o momento do nascimento algo especial e único para a família e para a equipe hospitalar. “Nosso objetivo é proporcionar à família uma lembrança de sua história e ressaltar a importância afetiva desse momento”, explicou Ricardo Murarotto, assessor de comunicação da Santa Casa. 
Desenvolvido pela Santa Casa de Misericórdia de Penápolis, 
ação fortalece o vínculo mãe-bebê
Ricardo e Lucas Bondezan Alvares, psicólogo da entidade, apresentaram o projeto e sua trajetória durante a 2ª Semana do Bebê, após a apresentação musical dos alunos da APAE Penápolis, no Cine Teatro Lumine, na noite do dia 16 de agosto. Na ocasião, os profissionais apresentaram os dados e procedimentos de uma pesquisa que objetivou verificar de que forma o projeto Meu Primeiro Retrato fortaleceu o vínculo mãe-bebê. Para tanto, escolheram aleatoriamente 10 mães participantes do projeto e realizaram uma entrevista semi-dirigida para avaliar a recepção do retrato e de que maneira o mesmo influenciou a promoção do vínculo entre mãe e bebê. 
Os resultados mostraram que 80% das famílias ainda estavam com o retrato exposto.  Entre outras conclusões, a pesquisa apontou que o projeto se tornou um propiciador de uma relação de afeto e apego positivo para a relação mãe-bebê.
Confira imagens do evento!
 Ricardo Murarotto apresenta projeto Meu Primeiro Retrato
 Roberto Bastos, diretor do hospital, ao lado de participantes do projeto
 Alexandre Gil de Mello, da Rede CAAS, com família participante do projeto
Leonila Torrezan, Roberto Bastos, Maria Inês Peters, Ricardo Murarotto e Alexandre Gil

Créditos fotos: Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário