sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Amamentar faz tanta diferença assim?

Sim, amamentar faz muita diferença. O leite materno é o melhor alimento para o bebê. Esse é o consenso entre médicos e cientistas do mundo todo. É verdade que nem sempre a amamentação é fácil. Com um pouco de paciência e algumas informações você, como tantas outras mães que enfrentam dificuldades no começo, tem todas as chances de dar o peito com sucesso ao seu bebê. Veja abaixo alguns bons motivos para amamentar: 

O leite materno faz com que o bebê tenha menos risco de ficar doente no primeiro ano de vida. Ele terá menos chance de ter doenças chatas e perigosas como pneumonia, infecção urinária, gastroenterite, bronquiolite e até dermatite. 

O leite materno é um alimento completo, que contém pelo menos 400 nutrientes, além de hormônios e substâncias que combatem doenças, e que não podem ser encontradas na fórmula artificial. Também vai se adaptando às necessidades do bebê conforme ele cresce. 

Dar o peito faz bem para a mãe também. Além de gastar calorias, ajuda a proteger você contra alguns tipos de câncer, como o de mama e o de ovário. Também protege contra a osteoporose. 

A amamentação ajuda a construir a relação entre você e seu filho. Ao amamentar, existe um contato único do bebê com sua pele, seu cheiro e seu aconchego. O leite materno é de graça. E as fórmulas infantis pesam bastante no bolso. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o governo brasileiro recomendam a amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses de vida das crianças, e a manutenção do leite materno na alimentação até 2 anos de idade ou até mais. 

Dica de posições 



Transcrição
Na hora de amamentar, o principal é que você e o seu bebê fiquem confortáveis. Para isso, escolha um local que tenha um bom apoio para as costas e, se precisar, apoie os pés em um banquinho. 
A mamãe pode tentar também as seguintes posições: 

1: Barriga com barriga 

Esta é a posição mais comum. Sentada, coloque o bebê de frente para você, encostando a barriga dele na sua. Use uma almofada ou um travesseiro para ajudar a apoiar o bebê e não sobrecarregar o seu braço. Lembre-se de relaxar os ombros. 

2: Cavalinho 

Outra opção é colocar o bebê de cavalinho em uma de suas coxas, de frente para o seio. Use as mãos para apoiar o corpo e a cabeça do bebê. 

3: Embaixo do seu braço 

Você também pode apoiar o bebê por baixo do seu braço. Utilize um travesseiro ou o braço do sofá ou da poltrona como apoio. Essa posição também é boa para amamentar gêmeos. 

4: Deitada 

Esta posição é boa quando você tem que amamentar de madrugada ou para quem fez cesariana. Deitada, coloque o bebê de lado, paralelo ao seu corpo. É importante deixar a cabeça do bebê um pouco erguida, para que o leite não vá para o ouvido. 

A vantagem de mudar a posição é que em cada uma delas o bebê abocanha o seio de em um local um pouco diferente da mama. Isso é útil no início da amamentação, quando o seio da mulher ainda está mais sensível e o bebê está se adaptando. Ou em caso de mastite. Com o tempo, vocês dois irão achar a posição ideal para cada momento, e tudo acontecerá naturalmente.

Fonte: www.brasil.babycenter.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário