quarta-feira, 13 de março de 2013

2ª ENGATINHATA DE PENÁPOLIS

A 2ª Engatinhata de Penápolis acontecerá no próximo dia dia 30, a partir das 9h, no Pátio da Matriz.
O evento foi pensado como oportunidade de chamar a atenção dos cuidadores, familiares e comunidade sobre a relevância dos estímulos como forma de garantir o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 3 anos. Isso porque as pesquisas mostram que os cuidados direcionados à saúde física do bebê (vacinas, consultas ao pediatra e higiene) já são reconhecidos pelas pessoas comuns como importantes; entretanto, sabemos que para promover o desenvolvimento integral é necessário ir mais além e investir na construção de vínculos afetivos com os bebês, ainda antes do nascimento.
A segurança da gestante em sua rede de apoio (familiares e amigos) e a prática de estimular o bebê desde o nascimento, cantando, "conversando", tocando sua pele com suavidade (banho, troca de fraldas, alimentação), criando oportunidades para o bebê descobrir o mundo e fazendo do ambiente um espaço de acolhimento e respeito podem influenciar positivamente nas novas aprendizagens.
Quando o bebê é colocado para engatinhar, por exemplo, é exigido dele que "aceite o desafio" de passo-a-passo superar os próprios limites mantendo o interesse em alcançar brinquedos e iniciar o deslocamento do seu corpo no espaço. É nesse momento que, ter um adulto conversando com ele, oferecendo objetos sonoros e estimulando suas pequenas conquistas, faz toda diferença, agregando o afeto ao aprendizado e fazendo  resultados mais consistentes.
A comunidade também é responsável pela criação de espaços onde esse estímulo pode acontecer naturalmente: praças bem cuidadas, ruas seguras onde as crianças possam caminhar, espaços de brincar; enfim, uma cidade planejada para atender as necessidades das crianças é fundamental para a igualdade de oportunidades que todas as crianças precisam para desenvolverem suas potencialidades.

PARCERIAS: CAPS, CARACOL, COLÉGIO FUTURO, ELETROCAR, PARQUINHO DO BEBÊ, REPORFOTO E PREFEITURA MUNICIPAL DE PENÁPOLIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário