terça-feira, 5 de março de 2013

Vereador participará de estudos em Harvard sobre Desenvolvimento Infantil


O vereador Alexandre Gil (PT), membro da Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) de Penápolis (SP), participará do Congresso de abertura do Programa de Formação de Lideranças Executivas em Promoção do Desenvolvimento Infantil, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O evento será  de 17 a 22 de março com a promoção de conhecimentos por cientistas e pesquisadores  de nível internacional  no trabalho pela primeira infância e implantação de programas e políticas para o setor. As despesas do vereador   para os estudos  nos Estados Unidos serão custeadas totalmente  com recursos privados. O programa, cuja inscrição de Alexandre Gil foi aprovado há poucas semanas, terminará com um workshop de três dias, em junho, em São Paulo.  
O vereador  já tem participado do Programa Primeiríssima Infância, executado em Penápolis em parceria  com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.  A secretária executiva do Programa Primeiríssima Infância de Penápolis, Inês Peters, destaca que a participação de Alexandre Gil em Harvard contribuirá de forma significativa com o trabalho local. “Esse intercâmbio de vivências favorece o aprimoramento das suas competências como articulador de parcerias em programas de desenvolvimento comunitário, já reconhecidas por toda a nossa comunidade, amplia a perspectiva sobre o tema permitindo o desenvolvimento de novas estratégias de implementação de políticas públicas, bem como a elaboração de projetos que garantam a prioridade de investimentos nessa faixa etária. Lembramos que os investimentos realizados na primeira infância repercutem por toda a vida e são mais bem aproveitados na medida em que toda uma geração se beneficia de seus resultados", afirma Inês Peters.
A Câmara Municipal de Penápolis também manifestou reconhecimento à importância da representação do município no Programa da Primeira Infância na Universidade de Harvard. Por iniciativa do vereador Jonas Chamareli (PV), foi aprovada Moção de Congratulação para Alexandre Gil e vários vereadores discursaram enaltecendo o fato. “Tendo em vista a relevância do assunto e por tratar-se de uma instituição educacional considerada a melhor do mundo, só temos a parabenizar o vereador Alexandre Gil por mais esta conquista”, diz  parte da Moção de Congratulação.

O projeto
Articulando os três setores da sociedade, o projeto social recebe desde 2008 o apoio técnico e financeiro da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Formada por um comitê estratégico e um comitê executivo, a Rede CAAS reúne profissionais liberais e representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, além de parceiros do comércio local, incluindo a imprensa, os clubes de serviços e as entidades sociais. 
Em sua atuação, o projeto trabalha a mobilização e conscientização da população em relação à importância dos cuidados e estímulos para com a primeira infância, além da capacitação de profissionais da rede pública municipal de saúde, assistência social e educação infantil. Acompanhe o trabalho da Rede CAAS e faça parte do grupo no Facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário