quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ação das Secretarias Municipais de Educação e Saúde capacita enfermeiros para utilização dos Espaços Lúdicos das UBS

Profissionais das Secretarias Municipais de Educação e Saúde em parceria com a Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) organizaram na última quarta-feira (18) na Sala Pedagógica da Prefeitura Municipal de Penápolis uma oficina para auxiliar cerca de 20 profissionais da enfermagem de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Santa Casa de Penápolis no processo de elaboração e utilização dos Espaços Lúdicos instalados nesses órgãos.
Sob responsabilidade de Maribel Almeida Ribeiro Oliveira, coordenadora pedagógica geral de Educação Infantil da SME, a oficina ressaltou a importância do brincar para o desenvolvimento integral das crianças. Os profissionais foram estimulados a refletir sobre o que é necessário para complementar os Espaços Lúdicos das UBS e de que forma poderão trabalhar com as crianças que passam por esses locais.
Enfermeiros participam do Jogo
do Vínculo durante oficina.
O “Jogo do Vínculo”, uma dinâmica de grupo, foi realizado durante o encontro. “Através de uma brincadeira conseguimos passar conceitos e uma reflexão sobre o desenvolvimento infantil”, explicou Leonila Torrezan Aguiar, chefe do Serviço de Creche da Secretaria Municipal de Educação (SME). “O intuito é que os enfermeiros adaptem e modifiquem este jogo para que possam trabalhar com diversos temas em suas unidades, tais como a amamentação, cuidados com a criança, entre outros”, completou.
Durante a ocasião, os enfermeiros receberam mais de 70 livros infantis doados pelo Instituto Itaú Social para a Rede CAAS, além de jogos de tapetes em material emborrachado (peças do Jogo do Vínculo) para serem utilizados nos Espaços Lúdicos das UBS.
A psicóloga Inês Peters, da Rede CAAS,
fala aos participantes.
Entre as diversas experiências proporcionadas pelo brincar, Maria Inês Peters, secretária executiva da Rede CAAS, ressaltou que “brincando a criança entra em contatos com suas fantasias e sentimentos, testa e exercita suas habilidades, o que colabora para a construção de sua identidade”.
Sobre a adaptação dos Espaços Lúdicos nas UBS, as profissionais afirmaram que o ato de brincar exige um ambiente onde o faz-de-conta possa existir e que não há uma receita para organizar esse espaço nem a necessidade de brinquedos específicos. “O mais importante é que os Espaços Lúdicos sejam um espaço onde as crianças possam ser acolhidas e tenham a oportunidade de viver sua infância em toda a sua plenitude”, finalizou Inês.
Com recursos da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), a Rede CAAS equipou todos os Espaços Lúdicos das UBS de Penápolis com aparelhos de televisão e DVD, além de tapetes infantis emborrachados. Na próxima semana serão entregues nessas unidades mais livros infantis, filmes educativos e alguns brinquedos, também financiados pela FMCSV.

Rede CAAS
Do convênio entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), de São Paulo, Associação Unidos Pela Vida e Prefeitura Municipal de Penápolis surgiu em 2009 o projeto social Rede CAAS. Por meio da articulação de parcerias entre os setores público, privado e organizações sociais, a Rede CAAS realiza ações que integram os serviços de saúde, educação e assistência social do município de Penápolis. 

Confira mais imagens do encontro
Leonila Torrezan (SME) e Beatriz Anhesini
(Colégio Futuro) conferem livros infantis.

Kits com tapetes de E.V.A. e livros infantis
foram entregues para enfermeiros durante encontro.

A dinâmica de grupo Jogo do Vínculo foi
apresentada para os profissionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário