sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Além dos muros

Fundação Colnaghi envolve comunidade e administração municipal em prol do desenvolvimento infantil 

Parceira da Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) de Penápolis desde o seu surgimento, em 2009, a Fundação Nelly Jorge Colnaghi, fundada há 11 anos, atua de maneira exemplar na promoção do desenvolvimento infantil, atendendo crianças com idade entre 4 meses e 5 anos e 11 meses. Atualmente, a creche desempenha seu trabalho experimentando ações de colaboração que envolvem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e profissionais das secretarias municipais de saúde e educação.

Aperfeiçoamento
O contato e a parceria com o Programa Desenvolvimento Infantil, concebido pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, e as experiências oriundas do Programa Redes pela Educação Infantil (REDINs) - realizado pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) e financiado pela Fundação Bernard van Leer, da Holanda - acrescentaram novos conceitos e estratégias ao trabalho das educadoras da Fundação Colnaghi e colaboraram para estabelecer uma concepção mais ampla em torno da educação e desenvolvimento infantil.

A partir dessas iniciativas, a Fundação engajou-se durante os últimos anos na multiplicação de alguns conceitos relacionados aos referidos programas junto à equipe de educadoras e famílias, entre eles, os conceitos de “acolhimento” e de “brincar”.

Mobilização e parcerias
Durante a 2ª Semana do Bebê de Penápolis, que ocorreu entre os dias 15 e 20 de agosto, a escola de educação infantil mobilizou profissionais, educadoras e familiares dos alunos em torno do evento organizado pela Rede CAAS.

O evento, cujo tema em 2011 foi “Olhos no futuro: a importância do desenvolvimento infantil”, estimulou a organização de ações de integração diárias com as famílias atendidas pela creche, propiciando uma interação maior dos pais com os filhos e educadores no ambiente escolar. 
Em função da semana temática, crianças do Jardim e Pré apresentaram no Teatro Lúmine e em algumas empresas da cidade a peça musical “De umbigo a umbiguinho”, música do compositor Toquinho. “A música reforça a importância do pré–natal, dos cuidados que a mãe deve ter e a presença do pai como fator primordial nos períodos gestacional e puerperal”, explica Eliani Serrano, diretora da creche. 

Norteados pelos ideais de colaboração e intersetorialidade, os profissionais da Fundação Colnaghi estabeleceram uma parceria com a Unidade Básica de Saúde do mesmo bairro em que se localiza, o Jardim Tropical.


Atividades como Hora da História, Futebol com os Pais, Rodas de Conversas com profissionais de diversas áreas, tais como nutrição, odontologia e fisioterapia, compuseram parte das ações da Fundação durante a segunda edição da Semana do Bebê. “São ações que demonstram o alcance mais amplo da Fundação no bairro em que atua, questão que certamente irá impactar positivamente no ambiente social das crianças aqui matriculadas e também na vida das famílias e crianças que por aqui passarão”, comentou a diretora.

Ao tratar das parcerias fortalecidas nos últimos anos, Eliani falou sobre a integração de ações com profissionais das secretarias da Prefeitura Municipal de Penápolis. “Para nós, é muito importante incluir nossas educadoras nas atividades de capacitação realizadas pela Secretaria Municipal de Educação”, afirmou. “Além da colaboração periódica da nutricionista Adriana Belletti, da Secretaria Municipal de Saúde, uma agente de saúde e/ou uma enfermeira da UBS vem até a creche para ajudar mães com problemas, tais como aqueles vinculados ao aleitamento. Nesses casos, essas profissionais prestam um serviço que ajuda inclusive na conscientização, pois enfatiza a importância da amamentação”, salientou.

Projetos
Durante a entrevista, Eliane citou alguns projetos que estão em fase inicial de desenvolvimento na creche. O primeiro deles trata das atividades especiais durante a semana da criança, em 12 de outubro de 2011. Na ocasião, as educadoras da Fundação Colnaghi efetuaram a Hora da Leitura em todas as manhãs nas dependências da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Tropical, incluindo fantoches e atividades lúdicas para fins de recreação com o público infantil presente. As profissionais envolvidas pretendem aperfeiçoar este projeto, declarou a diretora.

Outro projeto iniciado no mesmo período consiste na reunião de um grupo de gestantes do bairro penapolense Jardim Tropical com o objetivo de orientá-las psicologicamente e estimular o vínculo mãe-bebê. O trabalho é feito pela psicóloga da Fundação, Camila Cruz, em parceria com as educadoras. Inspirados no projeto “Meu Primeiro Retrato” - desenvolvido pelo psicólogo Lucas Bondezan, do Grupo de Trabalho Humanizado da Santa Casa de Penápolis -, esta equipe se reuni com as mães, com idade entre 13 e 17 anos, realizam entrevistas e produzem retratos das gestantes durante a gravidez. Focado em dois eixos: ‘descobertas e sensações’, e ‘amor de mãe’, o projeto visa ao suporte psicológico e à estimulação do bebê dentro da barriga, através de carinhos, músicas e conversas. Os encontros ocorrem na UBS duas vezes por mês e, conforme Eliani, serão gravados CDs com músicas para estimular as gestantes nesse processo.

Reconhecimento
A Fundação Colnaghi foi premiada em 2009 com o selo “Aqui se brinca” que a empresa OMO/Unilever ofereceu em parceria com o Instituto Sidarta. Para conseguir o reconhecimento, a creche foi uma das 34 selecionadas entre 1,7 mil inscritas. Além do selo, a instituição penapolense recebeu um playground no valor de R$15 mil, prêmio entregue às cinco melhores escolas com as melhores práticas do brincar.

O selo “Aqui se brinca” é destinado às escolas de Educação Infantil e busca avaliar, principalmente, como o brincar é utilizado no dia a dia escolar para incentivar o desenvolvimento social dos alunos. A forma de avaliação segue pilares avaliados por uma comissão de especialistas em educação e desenvolvimento infantil das cinco regiões do país.

A empresa OMO produziu vídeos com as escolas vencedoras do selo. No vídeo abaixo, a psicóloga Maria Inês Peters, ex-diretora da creche e atual secretária executiva da Rede CAAS, fala sobre o trabalho desenvolvido pela Fundação Colnaghi e a importância do brincar. Confira!


Visite http://www.asperbras.com.br/ para conhecer um pouco mais do trabalho realizado pela Fundação Colnaghi. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário