quarta-feira, 7 de março de 2012

Lei da Semana do Bebê é aprovada pelo Poder Legislativo de Penápolis

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre a institucionalização da Semana do Bebê de Penápolis e trata da Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) na noite da última segunda-feira (5). 
O texto do projeto foi elaborado pelo membro da Rede CAAS, Alexandre Gil de Mello, advogado e ex-presidente do COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Para Gil, o evento Semana do Bebê contribui para a sensibilização da comunidade em relação à importância dos cuidados com as crianças de zero a três anos de idade. 
Com a aprovação e a sanção do Projeto de Lei, o município assume oficialmente a corresponsabilidade na organização e coordenação da Semana do Bebê de Penápolis, com a possibilidade legal de alocar recursos financeiros para a realização do evento. 
Grande público participou da sessão da 
Câmara Municipal de Penápolis.
Todos os vereadores enalteceram o trabalhado desenvolvido pela Rede CAAS em Penápolis e consideraram de extrema importância a realização anual da Semana do Bebê. Em seu discurso, o vereador Caíque Rossi (PSD) afirmou que presenciava ali uma “noite histórica” para o município. 
A Semana do Bebê tem como principal objetivo mobilizar a comunidade para a importância dos direitos e necessidades das crianças de 0 a 3 anos. As ações devem contemplar principalmente os períodos de planejamento familiar, pré-natal, parto, puerpério, puericultura e educação infantil. 

Rede CAAS 
O mesmo projeto da criação da Semana do Bebê dispõe que a Rede Crianças Amadas, Adultos Seguros é um grupo de pessoas com compromisso social que articula o poder público, setor privado e organizações sociais do município para disponibilizar e integrar informações, programas e serviços na defesa e atenção às crianças de 0 a 3 anos de idade, objetivando a garantia de direitos e a promoção do desenvolvimento integral das crianças. 
O grupo ainda tem entre outras metas, qualificar para a promoção do desenvolvimento infantil os profissionais de saúde, educação infantil e assistência social; qualificar para a promoção desenvolvimento infantil os serviços de atenção às famílias nas áreas de saúde, educação e assistência social; propor mudanças nos serviços da comunidade e em políticas públicas com enfoque no desenvolvimento infantil e preparar pais e cuidadores para contribuírem com o desenvolvimento pleno de suas crianças. 

Histórico 
O projeto social “Crianças Amadas, Adultos Seguros” foi iniciado em Penápolis em 2009 e desde então conta com o apoio técnico e financeiro da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), de São Paulo, que desenvolve o Programa Zero a Três com mais cinco municípios do interior paulista.
 Com informações e imagem de www.camaradepenapolis.com.br

Confira mais imagens da sessão
Execução do Hino Nacional no início da sessão.

Os membros da Rede CAAS Maria Inês Peters e
Alexandre Gil vestiram a camiseta da Semana do
Bebê durante a sessão.

Sônia Torciano, Rosiley Berbel e Leonila Torrezan,
membros da Rede CAAS.

O vídeo da 2a. Semana do Bebê foi apresentado
para os presentes. 

Ao final da sessão, equipe do Lions Clube
de Penápolis registrou a parceria com a Rede CAAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário