terça-feira, 29 de maio de 2012

Rede CAAS inicia preparativos para 3ª Semana do Bebê


Comitê executivo da Rede CAAS discute programação
da 3ª Semana do Bebê de Penápolis

O comitê executivo da Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) iniciou os preparativos para a realização da 3ª Semana do Bebê de Penápolis, que ocorre durante a terceira semana do mês de agosto. Com atividades descentralizadas, o evento tem como principal objetivo mobilizar e sensibilizar a população sobre a importância de se investir na Primeiríssima Infância, promovendo os estímulos e cuidados essenciais para o pleno desenvolvimento infantil, especificamente durante o período da gestação aos três anos de idade.
De acordo com os organizadores, que estiveram reunidos na tarde da última sexta-feira (25) na Prefeitura Municipal de Penápolis, a programação do evento contará com ações inéditas, além de repetir as atividades bem sucedidas durante os últimos anos de realização. “Pretendemos promover novamente durante a Semana as atividades que deram certo e que foram protagonizadas pela comunidade penapolense nesse processo de desenvolvimento comunitário”, afirmou Alexandre Gil de Mello, advogado e membro do comitê executivo. 
Para envolver comunidade e instituições, serão realizadas ações como o concurso de vitrines alusivas à Semana do Bebê, palestras, oficinas, mesas-redondas, apresentações artísticas e seminário científico. De acordo com a psicóloga Maria Inês Peters, secretária executiva da Rede CAAS, o tema central desta edição está em fase final de definição. "Estamos discutindo também algumas pequenas alterações na logomarca do evento", revelou. 
Segundo a psicóloga, a realização de um evento deste porte se justifica porque a primeira infância é a base para todas as aprendizagens humanas. "Pesquisas importantes apontam que a qualidade de vida de uma criança entre o nascimento e os três anos de idade pode determinar as contribuições que ela trará à sociedade quando adulta", ressaltou. "Se este período incluir suporte para o crescimento cognitivo, desenvolvimento da linguagem, habilidades motoras, adaptativas e socioemocionais, a criança terá uma vida escolar bem sucedida e relações sociais fortalecidas", acrescentou.
A Semana do Bebê de Penápolis tem inspiração no evento realizado em Canela, cidade do Rio Grande do Sul. As duas primeiras edições em Penápolis contaram com abertura e encerramento oficial no Cine Teatro Lúmine. As demais atividades foram realizadas principalmente em escolas da rede pública municipal e estadual, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Santa Casa de Penápolis e em empresas penapolenses. Cerca de cinco mil pessoas estiveram envolvidas nas atividades de cada edição do evento, conforme dados contabilizados pelos organizadores.

Projeto
O projeto social Rede CAAS foi iniciado em Penápolis em 2009 e desde então conta com o apoio técnico e financeiro da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), de São Paulo, que desenvolve o Programa Primeiríssima Infância com mais cinco municípios do interior paulista.
Através de convênio entre a Prefeitura Municipal de Penápolis, FMCSV e Associação Unidos pela Vida, a Rede CAAS articula a sociedade e as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças durante os três primeiros anos de vida.
O projeto social conscientiza e informa famílias a respeito dos melhores cuidados e estímulos infantis, além de capacitar profissionais ligados ao atendimento público de gestantes e crianças nesta faixa etária, considerada primordial para a formação cognitiva e psicossocial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário