sexta-feira, 11 de maio de 2012

Você sabe o que é puericultura?

Pois é isso mesmo. Numa noite dessas lembrei-me desta palavra. Como não tenho ouvido muito falar dela, fiquei com dúvidas se os pais saberiam do que se trata.
Puericultura vem do latim pueris, criança. E quer dizer “cuidar da criança”. Trata-se de uma área da Pediatria extremamente nobre que preocupa-se com os cuidados integrais da criança, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento sadio de modo abrangente: físico, intelectual e psico-social. Não se restringe à nutrição ou outras atenções isoladas, mas sim integradas, havendo um caráter maior de prevenção e de promoção da saúde.
 
Lembro-me de minha formação pediátrica inicial em que em nosso ambulatório havia uma pequena cozinha onde nos era ensinado desde a escolha dos alimentos até como cozinhá-los. Depois de algumas semanas nos tornávamos “maitres” em comidas para crianças nas várias faixas etárias. E os nossos professores, quem eram? Os próprios pediatras mais experientes.
 
Fiquei também pensando se a Puericultura vem sendo praticada pelos profissionais e se tem sido do interesse das famílias. Aprender a fazer uma papinha para seu bebê, ou como aquecer a mamadeira, os cuidados higiênicos com seus utensílios, o uso das rotinas que facilitarão a adaptação da criança e tantos outros detalhes do que acontece no dia a dia são novidades para os pais e alguém precisa orientá-los. Embora pareçam atividades simples, continuam necessárias e é preciso aprender. Ao realizá-las, isto trará um conforto e uma gratificação aos pais.
 
Felizmente vejo um incentivo dos pediatras na direção de resgatarem estes cuidados. A Puericultura certamente voltará a ocupar um lugar de destaque nas consultas e orientações e nesse sentido começa a ser cada vez mais enfatizada.  Prevenir será um importante objetivo; quanto menos recursos for gasto para tratar de doenças, mais restará para investimento em benefícios sociais.
 
Dr. Saul é professor livre-docente de neurologia infantil, consultor do programa de desenvolvimento infantil da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, diretor do Instituto de Desenvolvimento Integrado (INDI) e neuropediatra.
 
Fonte: http://revistapaisefilhos.com.br/saude/com-a-palavra-o-especialista/puericultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário