sábado, 3 de novembro de 2012

Ações da Rede CAAS são monitoradas por Fundação Maria Cecília Souto Vidigal


Após quatro anos de atuação em Penápolis, projeto inicia nova etapa em 2013 após concluir com sucesso as ações de promoção do desenvolvimento infantil.

1ª Engatinhata de Penápolis é um
dos eventos promovidos pela Rede CAAS
O projeto Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros), administrado através de um convênio entre Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), Prefeitura Municipal de Penápolis (PMP) e Associação Unidos pela Vida, recebeu no dia 20 de setembro a visita de representantes da Fundação, entre elas a coordenadora de projetos Gabriela Pluciennik e a gerente de programas Ely Harasawa.
Uma reunião entre os representantes dos comitês técnico e estratégico ocorreu no gabinete do Prefeito João Luís dos Santos para monitoramento das ações do projeto. No encontro, cada uma das ações foi analisada e recebeu um status, sendo que a grande maioria delas foi reconhecida como finalizada “satisfatoriamente”.
De acordo com Maria Inês Peters, secretária executiva do projeto, a ação de capacitação de profissionais da educação infantil sobre o tema Desenvolvimento Infantil Integral e Integrado superou a meta tanto na quantidade de profissionais quanto na qualidade da aplicação dos conceitos que envolvem, entre outros, a participação dos familiares das crianças em atividades do cotidiano escolar e o compartilhamento de conhecimentos sobre como cada parte pode contribuir para a promoção do DI (Desenvolvimento Infantil).
Ainda estão com status de “em curso” ações como a impressão de folders para orientação de familiares, nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), com temas como aleitamento materno, direito das crianças e a importância do “colo” para a construção do vínculo afetivo com crianças.
Por meio de recursos da FMCSV, encontra-se também em fase de implantação a informatização das UBS. Cada unidade recebeu um computador para que fosse viabilizada a implantação da rede informatizada na área municipal da Saúde, que totaliza 10 unidades. Com recursos da PMP, o Banco de Leite Humano da Santa Casa de Penápolis também recebeu um computador que já sistematiza as informações; e a SASC (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania) recebeu duas máquinas para informatização do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do Programa Bolsa Família.
Conforme os dados divulgados pela secretária, o investimento da FMCSV é de R$16 mil reais somente para essa ação. O total de investimentos para o Ano II do projeto (junho de 2011 a dezembro de 2012), em Penápolis, ultrapassou R$250 mil reais com contrapartida de igual valor oferecida pelo município (em recursos humanos da PMP, parcerias com empresas e organizações sociais).
  
Ações em andamento
Ainda há outras ações não finalizadas, como a implantação do fluxograma de atendimento às gestantes, que já foi revisado pelos médicos responsáveis, aprovado pelo COREN (Conselho Regional de Enfermagem) e enviado ao Conselho Municipal de Saúde para apreciação, o que deve acontecer nas próximas semanas.
A finalização de cartilhas com orientações para profissionais de diferentes setores sobre os principais conceitos de promoção do desenvolvimento infantil está em fase de elaboraçãoe terá ilustrações dos penapolenses Sami e Bill.

PMPI
O Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) foi construído de forma participativa, com a colaboração de representantes de entidades, secretarias e sociedade civil e está sendo analisado, aguardando aprovação pelos membros do COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). O plano pretende ser uma referência para a implantação de ações, projetos e políticas públicas que garantam o desenvolvimento integral de crianças de zero a três anos de idade.
Para Inês Peters, este trabalho é um desdobramento da versão aprovada em nível nacional. “A Rede CAAS propôs ao município um processo de construção coletivo do plano local, buscando articular saberes e olhares, competências e experiências”, afirmou. “Penápolis, mais uma vez, sai à frente na elaboração do documento em nível local”, destacou.

Apoio da Prefeitura
Um encontro com os candidatos a prefeito de Penápolis ocorreu nas dependências da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) durante a mesma visita, em setembro. Na ocasião, foi apresentado o Projeto Primeiríssima Infância, que é desenvolvido pela FMCSV em nível estadual e pela Rede CAAS em nível local. Além dos candidatos, participaram do encontro membros do comitê técnico e estratégico do projeto penapolense.
O intuito do encontro foi sensibilizar os candidatos em relação à continuidade de apoio da administração municipal ao projeto. “A articulação de parcerias intersetoriais é reconhecida como estratégica para alcançar com eficiência a complexidade da realidade atual”, comentou Inês. “Promover o desenvolvimento infantil oferecendo informações relevantes aos responsáveis pelo atendimento das crianças e suas famílias e envolvê-los em ações cotidianas tem se mostrado um caminho eficiente para garantir resultados positivos”, acrescentou.

Formação de profissionais
O Comitê Técnico da Rede CAAS elaborou uma proposta de currículo mínimo de formação para profissionais com foco no desenvolvimento infantil integral e integrado, que será apresentada para a nova equipe de governo e, se aprovada, norteará a implantação de um grupo permanente de formação de profissionais, o que pode garantir a sustentabilidade das ações do projeto no município.

Equipe do projeto penapolense concluiu
curso de pós-graduação em
Promoção do Desenvolvimento Infantil pela USP
Especialistas
Profissionais da Rede CAAS concluíram, em outubro, o curso de especialização em Promoção do Desenvolvimento Infantil na Escola de Enfermagem da USP (Universidade de São Paulo). Com 12 meses de duração e carga horária de 420h, a iniciativa formou especialistas que estão aptos a contribuir para o aprimoramento das políticas públicas destinadas ao desenvolvimento infantil, capacitando outros profissionais que lidam com os cuidados e estímulos de crianças com idade entre 0 e 3 anos.
De Penápolis, participaram do curso as profissionais das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, Leonila de Aguiar Torrezan e Adriana Belletti, respectivamente, Cláudia Carmona Slavez, da Santa Casa de Penápolis, Maria Inês Peters e Alexandre Gil de Mello, da Rede CAAS e Rosiley Berbel, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. 

O projeto 
Articulando os três setores da sociedade, o projeto social recebe desde 2008 o apoio técnico e financeiro da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, de São Paulo. Formada por um comitê estratégico e um comitê executivo, a Rede CAAS reúne profissionais liberais e representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, além de parceiros do comércio local, incluindo a imprensa, os clubes de serviços e as entidades sociais. 
Em sua atuação, o projeto trabalha a mobilização e conscientização da população em relação à importância dos cuidados e estímulos para com a primeira infância, além da capacitação de profissionais da rede pública municipal de saúde, assistência social e educação infantil. 
A Rede CAAS já realizou três edições da Semana do Bebê, sempre no mês de agosto, além do evento 1ª Engatinhata de Penápolis. O primeiro evento é composto por atividades descentralizadas, isto é, ocorrem em espaços públicos, unidades de saúde e escolas. A população participa da Semana do Bebê gratuitamente por meio de oficinas, seminário científico, palestras, mesas-redondas, concurso de vitrines e apresentações artísticas. Já a primeira edição do evento Engatinhata, que ocorreu em abril deste ano, teve por objetivo esclarecer que o ato de engatinhar é muito importante para o desenvolvimento integral do bebê. 
Campanhas de conscientização também foram desenvolvidas pela rede como estratégia para levar mensagens importantes para o grande público. A Campanha de Amamentação e a Campanha Me Pega no Colo foram amplamente divulgadas, incluindo outdoors, anúncios em jornais, rádio, TV e redes sociais da internet. 
(Geso Jr./Agência Latina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário