sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Brincar é coisa séria


O ato de brincar também colabora no desenrolar da infância para a vida adulta, no aprendizado e na percepção de mundo.
Brincar é a melhor maneira para que as crianças se relacionem com o mundo exterior. Entre preferências distintas por jogos e brincadeiras, os adultos devem desempenhar o papel de estimuladores dessas atividades, de maneira que elas experimentem novas dinâmicas todos os dias. Uma criança diante de um brinquedo não está apenas entregue a um período de distração enquanto o responsável por ela exerce outras tarefas – elas utilizam o tempo para pesquisar e investigar o desconhecido.
A experimentação é o ponto-chave ao longo da brincadeira, pois contribui para a construção da identidade dos pequenos, fazendo com que sejam mais autônomas, criativas, extrovertidas e ajuda na aprendizagem oral e escrita. As brincadeiras também ajudam a aprender que é preciso esperar a sua vez e que, às vezes se ganha, e às vezes, se perde.
Os pais precisam estar cientes de que a brincadeira é parte essencial do desenvolvimento da criança. O ato de brincar faz os pequenos serem amigáveis com os colegas e amáveis com a família. Os adultos que estimulam a brincadeira e fazem parte desse momento com as crianças fazem com que elas se sintam amadas, além de fortalecer a autoestima e a autoconfiança delas. A brincadeira é o momento da troca de afeto e uma pausa para que a imaginação seja trabalhada.

Descubra a importância do ato de brincar nesse episódio da série Nota 10 – Primeira Infância, do Canal Futura.


O programa mostra, de forma simples e descontraída, as múltiplas facetas que compõem essa etapa do crescimento, por meio de depoimentos de especialistas (pediatras, neurologistas e psicanalistas) e exemplos de projetos educacionais realizados em diferentes estados brasileiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário