quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Rede CAAS apresenta ações penapolenses no Vale do Paraíba



Representantes da Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros), projeto social administrado através de um convênio entre Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Prefeitura Municipal de Penápolis, participaram, durante os dias 5 e 6 de novembro, de uma oficina de elaboração de projetos do Programa VIM (Valorizando uma Infância Melhor), realizado em quatro municípios do Vale do Paraíba, coordenado pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) e financiado pela Fundação Lúcia e Pelerson Penido.
Com atuação semelhante ao projeto penapolense, o Programa VIM tem como foco a melhoria da qualidade da educação infantil nesses municípios, a partir da capacitação dos profissionais e da articulação do trabalho realizado pelas Secretarias Municipais de Educação e Saúde. Também está entre as prioridades o envolvimento das famílias com as atividades e ações de promoção do desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos de idade.
No canto superior direito, Maria Inês Peters e Leonila
Torrezan (SME) apresentam ações de projetos
penapolenses em prol da educação infantil
A psicóloga e secretária executiva da Rede CAAS, Maria Inês Peters, conta que o convite para participar da oficina partiu da consultora Rosana kisil (IDIS). Estavam presentes as equipes de Lagoinha e Roseira, que mostraram a "linha do tempo" de seus projetos. Segundo Inês, pedagogas de Jundiaí também mostraram os avanços obtidos a partir do planejamento elaborado para as crianças de 0 a 5 naquela cidade.
O objetivo da participação foi apresentar os Programas REDIN (Rede pela Educação Infantil) e Primeiríssima Infância, especificamente os avanços obtidos pela educação infantil em Penápolis - de 2006 a 2012. “Os resultados da nossa participação foram bastante positivos e, além de divulgar o nosso aprendizado, pudemos inspirar os projetos daquela região para o segundo momento do Programa VIM, em 2013”, comentou a psicóloga.
Segundo o advogado Alexandre Gil de Mello, membro da Rede CAAS, é sempre positivo o ato de compartilhar experiências. “O convite para participar deste evento é uma demonstração de que Penápolis tem se tornado referência para municípios de todo Brasil”, comentou. 
Para Gil, as conquistas obtidas nos últimos anos com o Programa REDIN e Primeiríssima Infância elevaram de tal forma a qualidade do atendimento das crianças e famílias que as práticas estão sendo reconhecidas como modelo de gestão pública. “Tudo só foi possível graças à prioridade garantida pelo governo municipal, aos esforços e comprometimento das equipes técnicas da educação, saúde e assistência social, além da efetiva participação da sociedade, por meio das entidades, comércio, empresas, faculdades, clubes de serviço e meios de comunicação", encerrou. 

O projeto 
Articulando os três setores da sociedade, o projeto social recebe desde 2009 o apoio técnico e financeiro da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, de São Paulo. Em sua atuação, o projeto trabalha a mobilização e conscientização da população em relação à importância dos cuidados e estímulos para com a primeira infância, além da capacitação de profissionais da rede pública municipal de saúde, assistência social e educação infantil. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário