terça-feira, 16 de agosto de 2011

Leia o discurso da secretária-executiva da REDE CAAS na abertura oficial da 2ª Semana do Bebê

“Senhoras e senhores, boa noite!

A REDE CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) agradece a presença do público, das autoridades que compõem a mesa e, de modo especial, do diretor-presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Eduardo Queiroz, e da Coordenadora de Projetos Gabriela Pluciennik.

Em razão da proposta da FMCSV, foi firmado compromisso pelo município de Penápolis, representado pela Prefeitura Municipal e Associação Unidos pela Vida, para o desenvolvimento do Projeto “Crianças Amadas, Adultos Seguros”, com foco para os cuidados com crianças de 0 a 3 anos de idade.

Das parcerias construídas entre a comunidade, surgiu a REDE CAAS – um grupo de pessoas e instituições que reconhecem as mesmas necessidades, validam as mesmas estratégias de atuação e desenvolvem ações para o cumprimento de sua missão, que é a garantia do desenvolvimento integral das crianças.

O Projeto “Crianças Amadas, Adultos Seguros” teve início em 2009 com a realização de capacitações em temas que vão desde a gestação até o atendimento de familiares nas unidades de educação infantil, passando pelo parto humanizado, puerpério, puericultura, famílias em situação de vulnerabilidade, entre outros.

Foram capacitados profissionais da saúde, da educação e da assistência social que assumiram o compromisso de serem agentes multiplicadores, despertando um novo olhar para os cuidados com as gestantes, crianças e suas famílias. A repercussão do investimento na qualificação dos profissionais é percebida na melhoria dos serviços prestados nas unidades básicas de saúde, na Santa Casa, nas unidades de educação infantil e nas entidades sociais.

Os números têm comprovado o aumento da adesão de gestantes às consultas pre-natal com acompanhantes e na adesão das puerperas ao aleitamento materno exclusivo, além de fortalecer as relações de confiança entre familiares e a comunidade escolar.

Uma das ações do projeto é a realização da Semana do Bebê, como estratégia de sensibilização e mobilização da comunidade para a importância do vínculo com as crianças de 0 a 3 anos, já que o entendimento do grupo é de que os três primeiros anos são para sempre.
                                    Foto: Maria Inês Peters e Alexandre Gil de Mello (Arquivo)
Hoje estamos dando inicio à segunda edição da Semana do Bebe de Penápolis. Com o tema “Olhos no futuro: A importância do desenvolvimento infantil”, o evento contará com uma diversificada programação, com atividades realizadas a partir das experiencias dos ativos da comunidade, garantindo o seu protagonismo nesse processo de desenvolvimento comunitário.

O destaque da 2ª Semana do Bebê é a realização do Seminário Científico com o tema Município em Rede: Garantia de Desenvolvimento Integral de Nossas Crianças. Uma das preocupações da comissão integrada de preparação do evento é contribuir para o desenvolvimento da comunidade a partir da geração de conhecimentos que possam ser incorporados à prática de gestão dos serviços de atendimento às gestantes e crianças de 0 a 3 anos.

Por fim, agradecemos à FMCSV pela oportunidade trazida ao nosso municipio, contribuindo de maneira decisiva para a melhoria da qualidade de vida da população ao investir no desenvolvimento de nossas crianças.

Aos parceiros, integrantes da REDE CAAS, pela adesão à proposta e pela efetiva participação na construção de uma sociedade onde as crianças tenham seus direitos fundamentais respeitados.

Obrigada”.

Maria Inês Peters, psicóloga, secretária-executiva da REDE CAAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário