quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Seminário científico da 2ª Semana do Bebê ocorre nesta sexta


O seminário científico “Município em rede: garantia de desenvolvimento de nossas crianças”, atividade gratuita que compõe a 2ª Semana do Bebê de Penápolis, ocorre nesta sexta-feira, 19, a partir das 8h, e é aberta para toda a comunidade. O evento, organizado pela Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Prefeitura de Penápolis, terá recepção e cadastramento do público a partir das 8h, com início previsto para 8h30.
De acordo com os organizadores, a programação do período da manhã conta com a Mesa Redonda “Redes – Rede SANS, REDIN e Rede CAAS”, mediada pela consultora Célia Schlithler, autora do livro "Redes de Desenvolvimento Comunitário: Iniciativas para a Transformação Social", e a palestra “O Poder Público incentivando ou participando em rede, em prol do D.I.”, a ser proferida pelo presidente do COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Penápolis, o advogado Alexandre Gil de Mello.
O período da tarde conta com a Mesa Redonda “Projetos de D.I. nas unidades de educação infantil”, mediada por Eliana C. Sisla, consultora da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Já o período noturno contará com a premiação do Concurso de Vitrines, um reconhecimento para a participação de comerciantes que decoraram as vitrines de suas lojas com o tema Semana do Bebê, e a apresentação da “Dança do Vínculo” com mães e bebês do Ceim Doce Mel. O encerramento do seminário se dará com a palestra “Desenvolvimento infantil: fios e desafios”, com a presença do Dr. Eduardo Vaz, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria.
No sábado pela manhã, último dia de atividades da 2ª Semana do Bebê, ocorrerá, entre outras atividades, a Passeata do Bebê, com saída e chegada no pátio do Santuário São Francisco de Assis, oficializando o encerramento do evento. A programação da 2ª Semana do Bebê pode ser encontrada aqui no blog.

Resultados importantes
A abertura oficial da 2ª Semana do Bebê de Penápolis ocorreu na noite da última segunda-feira, 15, no Teatro Lúmine. Na ocasião, o prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos, o diretor presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Eduardo Queiroz, e o presidente da Associação Unidos pela Vida, Teodomiro Carvalho Guimarães, assinaram o Termo Aditivo do Convênio firmado entre a Fundação, a Prefeitura de Penápolis e a Associação Unidos pela Vida, objetivando a prorrogação do projeto “Crianças Amadas, Adultos Seguros”.
Outro ato importante, durante a cerimônia de abertura, foi a assinatura de Projeto de Lei que será encaminhado à apreciação da Câmara de Vereadores, institucionalizando a Semana do Bebê no Município de Penápolis.
A secretária executiva da Rede CAAS, Maria Inês Peters, falou sobre o projeto, suas preocupações, estratégias e ações que buscam a sensibilização e mobilização da comunidade para a importância do vínculo com as crianças de zero a 3 anos. Segundo ela, os números comprovam que em Penápolis houve um aumento da adesão de gestantes às consultas pré-natal com acompanhantes.
O diretor presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Eduardo Queiroz,  que estava acompanhado da coordenadora de projetos da Fundação, Gabriela Pluciennik, disse estar satisfeito com o desenvolvimento do projeto em Penápolis, e que a fundação se sente orgulhosa em abraçar essa causa. Agradeceu também o empenho de todos e elogiou o público presente que, segundo ele, era composto também em grande parte por crianças.

Origem
A 2ª Semana do Bebê de Penápolis, cujo tema em 2011 é “Olhos no futuro: A importância do desenvolvimento infantil”, surgiu como uma das ações do projeto para sensibilização e mobilização da comunidade, tendo sua inspiração no município de Canela, no Rio Grande do Sul. O projeto “Crianças Amadas, Adultos Seguros” teve início em 2009 e busca articular o Poder Público, as empresas e organizações da sociedade civil, com o objetivo de garantir o desenvolvimento integral de crianças de zero a três anos de idade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário