terça-feira, 30 de agosto de 2011

Semana do Bebê mobiliza Penápolis e Rio de Janeiro

Mães e bebês em Penápolis e no Rio de Janeiro
Com uma “Passeata do Bebê” no município de Penápolis, no interior de São Paulo e duas mil mães reunidas no Rio de Janeiro, as “Semanas do Bebê” têm chamado a atenção para a importância do desenvolvimento infantil, particularmente nos primeiros anos. “O carinho, o toque, o olho no olho transformam o cérebro da criança, são essenciais para que seja um adulto afetuoso, com capacidade de aprender”, salientou o dr. Eduardo Vaz, ontem, no encerramento realizado no Aterro do Flamengo. Em Penápolis, dia 19 de agosto, o presidente da SBP fez palestra sobre os desafios enfrentados hoje na área. As “Semanas” são inspiradas na iniciativa de Canelas, Rio Grande do Sul, onde a 13º está marcada para maio. Ao todo, quase 400 cidades já realizam a mobilização e o Rio de Janeiro é a primeira capital a aderir.
Dr. Eduardo, com Alexandre Gil de Mello e Sônia Torciane, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Penápolis, recebe troféu de agradecimento da 2ª Semana do Bebê
Segundo Alexandre Gil de Mello, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e coordenador da 2ª Semana do Bebê de Penápolis, “foram realizadas diferentes atividades, como seminário científico, mesas-redondas diversas, oficinas com educadores, mães e adolescentes, apresentações culturais e até concurso de vitrines, que envolveu os comerciantes com o tema da Primeira Infância. Organizado pela Rede Crianças Amadas, Adultos Seguros (CAAS), Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Prefeitura, o evento cumpriu seu objetivo de sensibilização da comunidade, buscando articular Poder Público, empresas e instituições sociedade civil em geral, para garantir o desenvolvimento integral de crianças de zero a três anos de idade.
No Rio de Janeiro, o encontro de mães e filhos pode bater o recorde das Américas em amamentação pelo Guinness Book. Foram colhidas assinaturas, feitas muitas fotos, “mas o mais importante mesmo foi a força da causa e a confiança demonstradas pelas pessoas, de todos os bairros, de tantas comunidades”, comemora a nutricionista Rosane Rito, da Gerência de Programas de Saúde da Criança e coordenadora das ações de amamentação da cidade. A Semana do Bebê Carioca foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), em parceria com o Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono1) e o Unicef, e contou com a participação da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj) e da SBP. Entre os presentes, a vice-prefeita de Canela, Lesli de Oliveira, que parabenizou pelo sucesso.
A Semana do Bebê no município gaúcho teve entre seus idealizadores Salvador Celia, falecido em 2009 e que presidiu o Departamento Científico de Saúde Mental da SBP na gestão 1998/2001. 

Fonte e créditos das fotos: Assessoria de Comunicação da SBP


Nenhum comentário:

Postar um comentário