domingo, 15 de julho de 2012

Confira o vídeo Primeiríssima Infância de Penápolis


A Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) lança o vídeo institucional Primeiríssima Infância de Penápolis. A filmagem registra a atuação da Rede CAAS no município, cujo objetivo é a promoção do desenvolvimento infantil, com enfoque no período da gestação até os três anos de idade. 
Para a psicóloga e secretária executiva do projeto social, Maria Inês Peters, o vídeo institucional foi produzido para registrar os avanços de Penápolis em relação à promoção do desenvolvimento infantil e à gestão intersetorial de políticas públicas em prol de gestantes e crianças. “Penápolis é um dos poucos municípios do interior paulista que conta com essa articulação intersetorial para melhorar os serviços públicos de atendimento a gestantes e bebês, humanizando os cuidados e esclarecendo a comunidade sobre os melhores estímulos nessa fase”, comentou. 


O projeto 
Articulando os três setores da sociedade, o projeto social é administrado através de um convênio entre a PMP e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, de São Paulo. Formada por um comitê estratégico e um comitê executivo, a Rede CAAS reúne profissionais liberais e representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, além de parceiros do comércio local, incluindo a imprensa, os clubes de serviços e as entidades sociais. 
Em sua atuação, o projeto trabalha a mobilização e conscientização da população em relação à importância dos cuidados e estímulos para com a primeira infância, além da capacitação de profissionais da rede pública municipal de saúde, assistência social e educação infantil. 
Entre os eventos promovidos em Penápolis pela Rede CAAS estão a 1ª e 2ª Semana do Bebê e a 1ª. Engatinhata. O primeiro evento é composto por atividades descentralizadas, isto é, ocorrem em espaços públicos, unidades de saúde e escolas. A população é envolvida durante a Semana do Bebê gratuitamente por meio de oficinas, seminário científico, palestras, mesas-redondas, concurso de vitrines e apresentações artísticas. Já a primeira edição do evento Engatinhata, que ocorreu em abril deste ano, teve por objetivo esclarecer que o ato de engatinhar é benéfico para o desenvolvimento integral do bebê, conscientizando pais e cuidadores que o uso do andador deve ser moderado. 
Campanhas de conscientização também foram desenvolvidas pela rede como estratégia para levar mensagens importantes para o grande público. A Campanha de Amamentação e a Campanha Me Pega no Colo foram amplamente divulgadas, incluindo outdoors, anúncios em jornais, rádio, TV e redes sociais da internet. 



Histórico 
O projeto social “Crianças Amadas, Adultos Seguros” foi iniciado em Penápolis em 2009 e desde então conta com o apoio técnico e financeiro da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), de São Paulo, que desenvolve o Programa Primeiríssima Infância com mais cinco municípios do interior paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário