segunda-feira, 2 de julho de 2012

Fortalecendo parcerias: encontro com desembargador do TJ-SP


Maria Inês Peters, Dr. Antônio Carlos Malheiros e Alexandre Gil de Mello


O advogado Alexandre Gil de Mello e a psicóloga Maria Inês Peters, representantes da Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) de Penápolis, tiveram um encontro com o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), Dr. Antônio Carlos Malheiros, no dia 1º de junho, em seu gabinete, na capital paulista.
Na ocasião, os penapolenses apresentaram o projeto desenvolvido pela Rede CAAS em Penápolis. “Apresentamos nosso projeto por meio de fotos e vídeos, tendo em vista a importância do Poder Judiciário na garantia dos direitos da primeiríssima infância”, afirmou Gil. “O objetivo era de que ele pudesse conhecer nosso trabalho e contribuir com apoio institucional às nossas ações”, acrescentou.
A psicóloga comenta que foram muito bem recebidos no gabinete do Dr. Malheiros. “Durante aproximadamente uma hora fizemos a apresentação. Ele ficou bem impressionado com o trabalho, destacando nossa capacidade de mobilizar e agregar tantos parceiros”, revelou. “Comprometeu-se em contribuir com o que for necessário, sobretudo, incentivando os juízes da infância e juventude do Estado de São Paulo a conhecerem melhor o programa”, completou. 
Ao final do encontro, conforme Gil, um convite foi feito para o desembargador para que ele venha participar de uma mesa redonda sobre os Direitos da Primeira Infância durante a 3ª Semana do Bebê de Penápolis, que ocorrerá na terceira semana de agosto.

Perfil
O desembargador Dr. Antônio Carlos Malheiros é também professor de Direitos Humanos, da PUC/SP, Presidente da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, Presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo e Presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público "Viva e Deixe Viver".

O projeto
Articulando os três setores da sociedade, o projeto social Rede CAAS é administrado através de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Penápolis e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, de São Paulo. Formada por um comitê estratégico e um comitê executivo, a Rede CAAS reúne profissionais liberais e representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, além de parceiros do comércio local, incluindo a imprensa, os clubes de serviços e as entidades sociais.
Durante sua atuação, o projeto trabalhou a mobilização e conscientização da população em relação à importância dos cuidados e estímulos para com a primeira infância, além da capacitação de profissionais da rede pública municipal de saúde, assistência social e educação infantil.
Entre os eventos promovidos em Penápolis pela Rede CAAS estão a 1ª. e 2ª. Semana do Bebê e a 1ª. Engatinhata. O primeiro evento é composto por atividades descentralizadas, isto é, ocorrem em espaços públicos, unidades de saúde e escolas. A população é envolvida durante a Semana do Bebê gratuitamente por meio de oficinas, seminário científico, palestras, mesas-redondas, concurso de vitrines e apresentações artísticas.
Já a primeira edição do evento Engatinhata, que ocorreu em abril deste ano, teve por objetivo esclarecer que o ato de engatinhar é benéfico para o desenvolvimento integral do bebê, conscientizando pais e cuidadores que o uso do andador deve ser moderado.
Campanhas de conscientização também foram desenvolvidas pela rede como estratégia para levar mensagens importantes para o grande público. A Campanha de Amamentação e a Campanha Me Pega no Colo foram amplamente divulgadas, incluindo outdoors, anúncios em jornais, rádio, TV e redes sociais da internet. Atualmente, a Rede CAAS veicula nas manhãs de sábado o programa Primeiríssima Infância na Rádio Difusora (820 AM) de Penápolis. 

Histórico
O projeto social “Crianças Amadas, Adultos Seguros” foi iniciado em Penápolis em 2009 e desde então conta com o apoio técnico e financeiro da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), de São Paulo, que desenvolve o Programa Primeiríssima Infância com mais cinco municípios do interior paulista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário